Obra reduz horário de creche e gera reclamações em Sorocaba
Pais de crianças matriculadas no Centro de Educação Infantil (CEI-110), que fica na rua Demanda do Vale Blaseck, na Vila Barão, em Sorocaba, reclamam que os alunos estão sem aulas por conta de reformas no prédio. Segundo as reclamações, as crianças ficariam em horário integral na unidade, das 8h às 17h, mas por conta das obras no prédio os pais estariam sendo orientados a não levar os filhos ou a deixá-los menos tempo na escola.
[irp posts="33702" ]
Outra reclamação é sobre a falta de identificação da unidade, que não tem o nome na fachada e parece uma casa comum e não um prédio escolar. A Prefeitura de Sorocaba foi questionada a respeito e confirmou que o CEI-110 está em reforma desde janeiro e que a previsão de término das obras é no dia 8 de março. No entanto, a Secretaria da Educação (Sedu) nega que as crianças estejam sem aulas e afirma que os alunos estão no período de adaptação escolar. “As crianças não estão sem aula. Todas as unidades passam por adaptação e os alunos saem mais cedo neste período em relação ao horário normal de rotina do ano letivo”, disse em nota. As aulas na rede municipal de ensino começaram no último dia 5.
Ainda segundo a Prefeitura, dentro da unidade escolar está em construção uma despensa de alimentos. O CEI atende atualmente 105 crianças entre berçário, e creche 1, 2 e 3, em horário integral. Questionada se as obras dentro da unidade comprometem a segurança das crianças, a Sedu ressaltou que não. “O local que está sendo adequado não é área de acesso para os alunos, toda execução está sendo acompanhada pela equipe técnica da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), e as orientações de segurança dos engenheiros estão sendo rigorosamente seguidas pela empresa executora”, afirma nota da pasta.
A unidade escolar foi inaugurada em abril de 2016 para atender 170 crianças de 0 a 5 anos, nas turmas de berçário, creche 1, 2 e 3, e pré-escola 1 e 2. O CEI foi instalado em um prédio adquirido pela administração municipal e passou por obras de adaptação para receber os alunos na ocasião. Quando foi inaugurada, a unidade tinha oito salas de aula, refeitório, banheiros adaptados, lactário, cozinha e espaço para playground.
Pais reclamam
A comerciante Marta Miranda Rosa, 58 anos, tem uma neta de 3 anos que está matriculada na CEI-110. Ela afirma que foi levar a menina na escola ontem e que foi orientada a não deixá-la por conta das obras de reforma na unidade. Segundo a avó, a informação obtida na unidade escolar é que as obras serão finalizadas somente após o Carnaval, que ocorrerá no início do mês que vem. “A minha filha trabalha e eu também, então, a gente precisa da creche para a minha neta. E as obras na escola já deveriam ter sido feitas antes, durante o período de férias, e não quando as aulas já começaram”, reclama.
A Sedu afirma que foi necessário efetuar esta reforma, pois houve mudança no atendimento de crianças de pré-escola para atender somente a etapa creche. (Ana Cláudia Martins)