Obras para reparos no pontilhão da rua Professor Toledo têm início

Por

Por conta das obras, uma das faixas da rua Professor Toledo está interditada. Crédito da foto: Carlos Araújo (23/ 02/ 2019)

Operários iniciaram os serviços para instalar tapumes que vão isolar o espaço para obras no pontilhão. Crédito da foto: Carlos Araújo (23 02/2019)

Operários da construtora Roca iniciaram neste sábado (23) os serviços para instalar tapumes que vão isolar o espaço para obras no pontilhão ferroviário Giovanni Pelizer, na rua Professor Toledo. Segundo um supervisor da empresa, os reparos começarão, de fato, na segunda-feira (25), às 7h.

Um conjunto de três pilares cedeu e há um desnível com fissura na base do pontilhão, que precisa ser reparado. Segundo o supervisor, não há previsão de quanto tempo devem durar os serviços. Essa estimativa, ele explicou, vai depender de como foram construídas as bases dos pilares. É necessário descobrir se as estruturas são feitas de concreto no formato "sapata" ou de estaca ancorada em rocha profunda.

Ainda de acordo com o responsável pelos serviços, há dificuldades para se obter essa informação porque, como o pontilhão é antigo, não foi encontrado o projeto da obra. No entanto, segundo ele, tudo indica que a base é de concreto. Caso fosse de estaca, a possibilidade de ceder seria menor. Ele afirmou que a necessidade de reparos nos pilares tem que ser encarada como prioridade "urgente".

Por conta das obras, uma faixa da rua Professor Toledo está totalmente interditada desde às 10h da manhã deste sábado. O trecho fica no sentido Bairro-Centro e dá acesso ao Shopping Sorocaba. Já as duas faixas sob o pontilhão no sentido Centro-Bairro continuam abertas ao trânsito.

Por conta das obras, uma das faixas da rua Professor Toledo está interditada. Crédito da foto: Carlos Araújo (23 02/2019)

Com essa interdição, os motoristas que vêm do bairro Trujilo e das zonas norte e oeste da cidade, pela rua Professor Toledo, ficaram com uma única opção de faixa de trânsito para se dirigir no sentido da Avenida Afonso Vergueiro e da área central.

Conforme o supervisor, esse trecho da via deve seguir fechado até domingo (24).

A movimentação atraiu a atenção de pedestres. O aposentado Yolando Faustino, de 74 anos, disse: "tem que tomar providências antes de acontecer o pior. Se todo mundo agisse assim, evitaria muita tragédia." (Carlos Araújo)