Pandemia do coronavírus cancela eventos da Páscoa em Sorocaba
Com exceção da encenação da Paixão de Cristo da Vila Assis, que terá uma versão em vídeo disponibilizada na internet na sexta-feira (10), eventos tradicionais do calendário pascal da região, como o Auto de Páscoa da Igreja Presbiteriana Calvário, da Vila Jardini, e o Estouro de Judas, em Itu, foram cancelados em virtude da pandemia do novo coronavírus.
[irp posts="235503" ]
Pela primeira vez, as ruas e praças da Vila Assis e bairros adjacentes, palcos da encenação da Paixão de Cristo, darão lugar à tela de computadores ou celulares. Excepcionalmente neste ano, o público poderá apreciar uma versão em filme, que deverá ser disponibilizada na próxima sexta-feira no canal do Youtube da paróquia de São Francisco de Assis.
As medidas de combate à Covid-19 provocaram o adiamento do espetáculo “Jesus, nome sobre todo nome”, que marcaria a 10ª edição do evento realizado pela Igreja Presbiteriana Calvário. A montagem se destaca na região por mesclar diferentes linguagens artísticas, como artes cênicas, dança e música e mobilizar mais de 400 voluntários, entre elenco e produção. Segundo a igreja, o espetáculo “será apresentado em nova data, ainda a ser definida, tão logo seja reavaliada a situação nacional”.
O avanço do novo coronavírus também resultou na quebra da tradição de um dos espetáculos mais populares do interior paulista: o estouro de Judas. O evento, que consiste na explosão literal de bonecos que representam as figuras de Judas Iscariotes, traidor de Jesus, segundo a Bíblia, e o Diabo, ocorre há mais de 140 anos no domingo de Páscoa, na Praça Matriz, pontualmente ao meio-dia, e costuma atrair milhares de pessoas, incluindo turistas de várias partes do Estado.
No entanto, neste ano ele não será realizado. De acordo com a Prefeitura da de Itu, assim como demais eventos de cunho cultural, esportivo e ou turístico, o tradicional evento está adiado por tempo indeterminado. “A medida se faz necessária em virtude da situação imposta pelo período de isolamento social durante a quarentena”, informa a administração municipal.
Pelo Youtube
Assim como das missas que tem sido celebradas na região, com transmissão via streaming, a encenação da Paixão de Cristo da Vila Assis também poderá ser vista internet. A representação da via crúcis, que tradicionalmente é encenada entre o Parque das Águas até o Morro do Garrido, na Parada do Alto, poderá ser conferida no filme, uma versão compacta, de 40 minutos de duração, feita a partir de registros audiovisuais da apresentação do ano passado, sob direção artística de Mario Persico.
O evento seria organizado pela entidade cultural Casa de Espanha, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e mobilizaria mais de 120 pessoas, entre atores, figurantes e equipe de apoio. De acordo com Alexandro Giovani Martins, presidente da Casa de Espanha, a comissão organizadora suspendeu os ensaios logo diante das primeiras notícias sobre a pandemia e optou pelo cancelamento do evento, antecipando-se à determinação das autoridades. No ano passado, segundo ele, o evento atraiu mais de 12 mil pessoas. “É claro que não é a mesma coisa [o filme], mas é uma forma de não deixar a tradição morrer e, o mais importante, levar a mensagem da Ressurreição”, afirma Martins. (Felipe Shikama)