Pastoral do Menor faz doação para a Santa Casa
Crianças de 6 a 11 anos, atendidas de segunda a sexta no contraturno escolar, no Centro Educacional Comunitário (CEC) do bairro Ana Paula Eleutério (Habiteto), da Pastoral do Menor de Sorocaba, doaram mais de 15 mil tampinhas de plástico duro para a Santa Casa de Misericórdia. A doação ocorreu no dia 4 deste mês, no próprio hospital, que recebe doações de tampinhas de garrafas de água, de refrigerante, de leite, de achocolatados, de remédios, e de potes de maionese, creme de avelã, de creme dental, de xampú, de produtos de limpeza, entre outros.
A campanha de doações de plástico duro para a Santa Casa de Sorocaba é permanente. Segundo o hospital, as tampinhas têm valor no mercado e são vendidas para empresas de reciclagem, e com o dinheiro são comprados itens necessários para os pacientes do hospital.
A coordenadora do CEC do Habiteto, Lúcia Araújo, conta que as crianças pediram doações das tampinhas no próprio bairro e também aprenderam sobre a importância da reciclagem para preservar o meio ambiente para as futuras gerações. “Elas ficaram tão motivados em ajudar que houve até competição para saber quem conseguiria juntar mais tampinhas para o hospital”, relata. Outro motivo que animou as crianças que participaram da ação foi juntar as tampinhas para ajudar os pacientes da Santa Casa.
A lição de que é importante ajudar o próximo estava na ponta da língua de meninos e meninas que participaram da ação, como Ana Laura e Emily Larissa. Pedro Henrique Pimenta, 11 anos, afirma que pediu ajuda para a mãe para conseguir juntas as tampinhas. “Quando ela comprava refrigerante a gente já guardava as tampinhas. O que mais gostei é que as nossas doações vão ajudar as pessoas”, diz.
Já Nayara Trajano dos Santos, 11 anos, conta que pediu ajuda do tio, que é coletor de material reciclável, para ajudar a juntar as tampinhas. “Também procurei na rua e fui juntando. É muito importante saber que o material que a gente joga no lixo pode ajudar outras pessoas, e ainda preservar o meio ambiente”, diz.
As crianças do CEC do Habiteto continuam juntando mais tampinhas de plástico duro para a Santa Casa de Sorocaba. O CEC da Pastoral do Menor atende no bairro atualmente cerca de 330 crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 17 anos. Além de participarem de projeto pedagógico, com reforço escolar, os atendidos também contam com atividades de lazer, esportivas, lúdicas, e até de orientação profissional para os adolescentes, além de alimentação de segunda a sexta. “Temos lista de espera para atender ainda mais crianças e adolescentes na entidade, mas dependemos de doações e recursos do poder público municipal”, afirma Lúcia.
Em maio deste ano, a Pastoral do Menor de Sorocaba quase foi obrigada a reduzir os atendimentos, por conta da ameaça de redução na verba que é repassada pela Prefeitura de Sorocaba às entidades sociais. Após mobilização popular e da própria entidade, o município remanejou verbas e manteve os repasses, que estão assegurados até 30 de junho de 2020. (Ana Cláudia Martins)