Pedágio com desconto não chega à região de Sorocaba
Pelo menos 12 praças de pedágio no interior do Estado já oferecem aos usuários desconto de 5% no valor da tarifa quando o pagamento é feito de forma eletrônica, pelas cabines de cobrança automática. A cobrança é feita por meio de uma tag (adesivo de reconhecimento eletrônico), que é instalada nos veículos, após o motorista contratar o serviço, que é oferecido atualmente por cinco empresas autorizadas pelo governo estadual a atuar em São Paulo. Em oito praças, além do desconto de 5% no valor da tarifa por meio da cobrança automática, houve redução entre 16% a 20% no valor das tarifas de pedágio.
A má notícia para os sorocabanos é que nenhuma das 12 praças de pedágio onde já ocorreram reduções nos valores fica em Sorocaba ou nas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). As praças ficam nas regiões de Ribeirão Preto (8) e de Marília (4). Outra questão é que, apesar das reduções e descontos praticados nas 12 praças citadas, também entrou em vigor a cobrança de pedágio para motociclistas, cujos valores são 50% da tarifa para os automóveis. O desconto de 5% para a cobrança automática é válido também para as motos.
As informações levantadas pelo Cruzeiro do Sul, com base nas informações divulgadas no site oficial da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que é o órgão estadual responsável pelo programa de Concessões Rodoviárias do Estado, foram confirmadas pelo diretor-geral da agência, Giovanni Pengue Filho. O diretor foi entrevistado por telefone pela reportagem e foi questionado sobre o fato das propostas de redução das tarifas de pedágio ainda não terem ocorrido, por exemplo, nas rodovias que cortam Sorocaba e que são administradas pela concessionária CCR ViaOeste. A empresa tem a concessão do Sistema Castelo-Raposo, que integra as rodovias Castelo Branco, Raposo Tavares, Sen. José Ermírio de Moraes (Castelinho), além da rodovia Dr. Celso Charuri.
A explicação do diretor-geral da Artesp é que os estudos para a redução das tarifas praticadas pela CCR ViaOeste estão em andamento e devem ser concluídos até o final do ano. Outras possibilidades em estudo além da aplicação do desconto de 5% no pagamento da tarifa de pedágio por meio de tag, são a tarifa por trecho percorrido (sistema ponto a ponto) e a tarifa flexível, que reduz o preço para motoristas que trafegam fora do horário de pico.
Segundo Giovanni, a Artesp também estuda a aplicação de desconto no valor da tarifa por uso frequente, ou seja, quanto mais o motorista passar pela praça de pedágio maior será a redução. “Nessa hipótese o valor do desconto em relação ao valor cheio da tarifa pode chegar a até 80% em um determinado período. E o pagamento também terá que ser feito de forma automática, isto é, por meio de tag”, diz.
O diretor disse ainda que quem usar esporadicamente as rodovias pedagiadas pagará o valor normal. Porém, as propostas ainda estão sendo estudadas e não há data definida para que sejam colocadas em prática em todo o Estado. “Estamos acelerando os estudos, que começaram desde o início da gestão do governador João Doria”, afirma o diretor. (Ana Cláudia Martins)