Prefeitura vai cadastrar pessoas e entidades ligadas à causa animal
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), vai realizar o credenciamento de pessoas físicas e jurídicas que atuam como protetoras de animais na cidade. O cadastro será feito a partir de amanhã, 10 de fevereiro, até 10 de março deste ano. O edital de chamamento público foi publicado no jornal Município de Sorocaba de sexta-feira (31), que pode ser conferido no http://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/.
O objetivo da Sema com o credenciamento será reunir essas pessoas e entidades ligadas à causa animal para que possam receber apoio e assistência da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal. Poderão participar protetores e entidades protetoras de animais atuantes em Sorocaba e com residência ou sede na cidade. Não serão aceitas inscrições de servidores municipais, seus cônjuges e familiares até segundo grau.
A documentação exigida para o credenciamento deverá ser entregue em envelope lacrado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Seção de Proteção e Bem-Estar Animal, localizada na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira. Não havendo prorrogação do prazo de credenciamento, os envelopes serão abertos no dia 13 de março, às 8h, pela Comissão de Julgamento do Chamamento Público para análise.
Todos os documentos necessários para o credenciamento podem ser conferidos no edital de chamamento. Mais informações podem ser obtidas na Seção de Proteção e Bem-Estar Animal ou pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br.
Abuso e maus-tratos
No dia 18 deste mês, às 9h, no Centro de Referência em Educação (CRE), será apresentada a palestra “Bem-Estar Animal Responsabilidade de Todos”, com a médica veterinária Rosangela Ribeiro, da ONG World Animal Protection. As inscrições gratuitas deverão ser feitas até o dia 13, pelo site http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. As vagas são limitadas.
“O nosso objetivo é tratar sobre o bem-estar animal e levar ao público conceitos práticos sobre o que é crueldade, abuso e maus-tratos, apresentando um protocolo para atender essas situações em nosso município”, explica o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota. A especialista vai abordar o manejo de populações de cães e gatos, a questão de maus-tratos, educação em guarda responsável, além do papel das ONGs, do governo e dos cidadãos. Podem participar da palestra entidades e protetores de animais de Sorocaba, integrantes do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, além de funcionários públicos que trabalham na área.
Rosangela Ribeiro atua como gerente de Programas Veterinários da World Animal Protection, coordenando os programas de Gerenciamento Humanitário de Populações Caninas e Felinas, Manejo de Animais em Desastres e Educação em Bem-estar Animal. A ONG internacional é formada por mais de 370 colaboradores em 14 países.
Mais informações pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)