Primavera começa fria e com chuva em Sorocaba
E os sorocabanos que foram ao centro na manhã de ontem tiveram que colocar blusa de frio para encarar a mudança no tempo no primeiro dia da primavera. A estação começou ontem (22), às 10h31, com frio e chuva. A temperatura máxima em Sorocaba não passou dos 20°C e a mínima foi de 14°C.
A chuva, apesar de fraca, e as temperaturas mais amenas, foram um alívio para os dias de calor acima dos 30°C registrados na cidade na semana passada, no fim do inverno. Lembrando que Sorocaba enfrenta rodízio de água em três regiões por conta da falta de chuvas, calor fora de época, aumento no consumo, e o nível baixo das represas que abastecem a cidade (Ferraz/Castelinho).
Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), hoje (23) a máxima prevista sobe um pouco e chega aos 26°C e a mínima fica em 13°C. Também há possibilidade de chuva ao longo do dia, isolada pela manhã e pancadas no período da tarde.
Já amanhã (24), a previsão para Sorocaba é de temperatura em elevação chegando a 30°C de máxima e mínima 14°C, e sem previsão de chuva. E na sexta-feira (25), a máxima deve subir mais um pouco e chegar aos 32°C com mínima de 15°C.
Primavera 2020
Conforme o Inmet, a primavera segue até às 7h02 do dia 21 de dezembro, quando começa o verão. O início astronômico da nova estação pode ser resumido como o equinócio de primavera (do hemisfério sul).
O Inmet destaca ainda que, climatologicamente, a primavera no Estado de São Paulo é conhecida por ser uma estação de transição, quando há a passagem do período mais frio e seco do ano (inverno) para o mais quente e úmido (verão).
A partir de setembro, os dias passam a ter maior incidência de energia solar em relação aos meses anteriores e, com isso, em média, as temperaturas sofrem significativa elevação. Entretanto, podem ocorrer incursões de ar frio, que provocam bruscas mudanças de tempo e temperatura. É na primavera que são observados os dias com maior amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e a mínima do dia) e quando também são registradas as maiores temperaturas máximas absolutas do ano, sobretudo nos dias que antecedem a chegada de frentes frias.
Neste período, as chuvas passam a ser mais intensas e cada vez mais frequentes, sendo comum a ocorrência de eventos com pancadas fortes de chuva, acompanhadas por raios, rajadas de vento e, por vezes, com granizo. “Com base na climatologia, é a partir de outubro que passa a vigorar a estação chuvosa no estado de SP, quando há um aumento bastante significativo no volume de chuvas”, aponta o Inmet.
Para os próximos meses, há uma probabilidade acima de 70 % de que as condições de La Niña se consolidem durante a primavera de 2020 e permaneçam até o verão.
Deste modo, o Inmet espera para a primavera 2020 um regime de chuva ligeiramente abaixo da média na maior parte do Estado, podendo ficar dentro da média no oeste e também no litoral. Já as temperaturas devem ficar próximas da média maior parte do Estado, devendo ficar ligeiramente abaixo no sul paulista. Além disso, deverá haver mais incursões de ar frio em virtude da influência do fenômeno La Niña, especialmente em novembro. (Ana Cláudia Martins)