Retorno de esgoto incomoda no Jd. Santo André

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Silvana reclama que o problema é antigo e atinge sua residência sempre que chove. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Silvana reclama que o problema é antigo e atinge sua residência sempre que chove. Crédito da foto: Erick Pinheiro

 

O transbordo de uma rede de esgoto é o drama que atormenta uma moradora do Jardim Santo André, em Sorocaba, que pede por providências ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Silvana Aparecida Mendes Naufel, 55 anos, reclama que, na semana que passou, mais uma vez, o transbordamento de um rede de esgoto que passa atrás de sua casa invadiu o quintal da residência, na rua José Lamberti.

De acordo com a moradora, a situação recorrente acontece devido a uma tubulação que passa em uma área verde, próxima ao muro de sua casa. Quando a rede entope, segundo ela, sua residência fica alagada de esgoto. “Toda vez que chove isso ocorre”, lamenta. Para minimizar o problema, que acontece há anos, Silvana construiu uma caixa de inspeção em seu quintal. A moradora relata que acionou o Saae novamente sobre a possibilidade da tubulação estar entupida e que funcionários da autarquia foram ao local, mas que as intervenções realizadas não impediram o trasbordamento na manhã de quinta-feira. Ela questiona se não há intervenções que a autarquia possa fazer para minimizar o problema, que piora em dias de chuva.

De acordo com o Saae, a autarquia recebeu o chamado da moradora na quinta-feira, por volta das 9h, uma equipe esteve no local por volta das 13h e o serviço foi concluído às 13h50. Segundo o Saae, o imóvel não possui válvula de retenção e a caixa de inspeção estava sem tampa, o que não seria o dispositivo adequado para impedir o retorno de esgoto -- que ocorreu em virtude da saturação da rede coletora, decorrente dos despejos irregulares de águas pluviais na rede de esgoto, fazendo com que a mesma não suporte o volume.

O Saae afirma que intensificará as vistorias e verificações nos imóveis da região com intuito de identificar possíveis irregularidades. A autarquia ressalta, ainda que, devido à alta demanda, o atendimento nem sempre é feito de imediato. No entanto, assim que disponível, uma equipe vai até o local do chamado. (Priscila Fernandes)