Projeto atrai jovens para a ciência
Estudantes de escolas públicas, particulares e universitários podem se inscrever, até o dia 30 de setembro, no programa “Sorocaba Espacial”, projeto que aproxima jovens da ciência e estimula o desenvolvimento de projetos na área.
A proposta foi criada pelos professores Verônica Trevizoli e César Hipólito, através da startup Ideias Mecânicas Avançadas (IMA), e conta com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus Sorocaba (IFSP). A iniciativa tem patrocínio da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).
No projeto, os estudantes realizam experimentos de diversas áreas, como eletrônica, biologia e química, motivados para o estudo das mudanças climáticas. Depois, os alunos colocam esses trabalhos em um balão atmosférico, que é lançado de uma praça de Sorocaba com a devida autorização da Aeronáutica. Também é instalado um GPS, que envia um sinal para indicar onde o balão está.
Para a criadora do programa, as atividades são capazes de aproximar mais os estudantes da ciência. “É uma oportunidade que os alunos têm de estarem próximos de uma ciência que dificilmente é apresentada em sala de aula. Eles ainda são capazes de ir além das competências cognitivas desenvolvidas na escola e exercitam habilidades de pesquisa e socioemocionais”, explica Verônica.
A professora aposta que incentivar o interesse dos estudantes pela ciência pode contribuir para o País. “Acreditamos nessa abordagem da ciência, que é utilizada por países desenvolvidos e ricos. Através disso, o País engrandece e aproxima os alunos da comunidade científica”, diz.
Emily Christine de Faria está no 1o. ano do ensino médio, na Escola Estadual João Clímaco de Camargo Pires. Ela, que pretende trabalhar com ciência, vai participar do programa pela segunda vez. “Sempre fui muito ativa nos projetos escolares e fui pegando gosto pelo estudo. É um projeto que todo mundo deveria fazer. Temos tempo para diversão, para estudar e podemos nos divertir enquanto estudamos”, afirma a estudante.
Mulheres
Além de estimular os estudantes a participar do programa, Verônica destaca que um dos objetivos do projeto é atrair as meninas para a ciência. “Um dos nossos motes é mostrar que as mulheres são capazes e podem ser engenheiras ou cientistas. Isso é extremamente importante. As mulheres não devem ter medo das Ciências Exatas, elas têm muito a contribuir”, frisa.
A professora declara que faz pouco tempo que a sociedade passou a ouvir falar de mulheres na ciência e enaltece a importância do aumento da participação feminina na área. “Apenas 35% dos cientistas do mundo todo são mulheres”, informa.
Inscrições
As inscrições para o programa “Sorocaba Espacial’ são direcionadas a estudantes do ensino fundamental 2 ao ensino superior. Os alunos podem se inscrever no site www.imaeduc.org, em grupos de três a seis pessoas. É necessário contar com o apoio de um professor ou adulto responsável.
Para os alunos da rede pública, as inscrições custam R$ 30 ou a doação de 50 litros de óleo de cozinha usado. Para os estudantes da rede privada, a taxa é de R$ 150 ou a doação de 150 litros de óleo usado, que vai ser reutilizado como biodiesel. São fornecidos certificados de participação. (Erick Rodrigues)