#TBT: A história de um político
José Theodoro Mendes, ou como foi popularmente conhecido, Theodoro Mendes, foi um advogado, radialista, professor, bancário e político brasileiro.
Em 1975, foi eleito deputado federal pelo PMDB-SP, porém renunciou ao cargo em 1977 para assumir a prefeitura de Sorocaba, cargo que ocupou até maio de 1982.
Retornou à Câmara dos Deputados como congressista pelo PMDB em 1983, cargo que ocupou até fevereiro de 1987, quando assumiu como deputado federal da Constituinte de 1988.
Antes de iniciar a sua carreira política, Theodoro Mendes trabalhou como operário na indústria de curtimento de couro e também como bancário, quando era jovem. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Sorocaba, foi também licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga.
Se dedicou ao magistério e lecionou Língua Portuguesa na Escola Gaspar Ricardo Júnior, em São Paulo, além de ocupar as cadeiras de Ciência Política e Teoria Geral do Estado na Faculdade de Filosofia de Tatuí e as de Direito Penal e Constitucional na Faculdade de Direito da Fundação Karing Bazarian, em Itapetininga.
Foi Promotor Público em Lins, em 1982, e em São Roque. O político foi o responsável pela construção do atual Paço Municipal. O Palácio dos Tropeiros foi concebido pelo arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete e idealizado por Theodoro.
O ex-prefeito ainda foi responsável pela conclusão do Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC) e pelo prolongamento da avenida Dom Aguirre, a partir da ponte da Rua Padre Madureira.
Theodoro Mendes era filho de Ossis Salvestrini Mendes e José Mendes. Foi casado com Margarida Maria Quercetti Mendes, com quem teve dois filhos. Faleceu aos 78 anos, no dia 24 de janeiro de 2020, após sofrer um acidente automobilístico.
TBT é uma gíria popular que significa “Throwback Thursday” e pode ser traduzida, do inglês, como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”. A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado.