Radares voltam a multar avanço de sinal vermelho a partir de 2ª

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Crédito da foto: Fábio Rogério (9/9/2020)

Radares semafóricos voltam a operar, a partir de segunda-feira (21), em doze cruzamentos de Sorocaba. Os equipamentos não estavam ativos desde 2018 e, agora, retomam os flagrantes de infrações como avanço de sinal vermelho e paradas em faixas de pedestres.

Segundo a Urbes - Trânsito e Transporte, o objetivo da volta dos radares é proporcionar mais segurança para a mobilidade urbana e reduzir a ocorrência de acidentes em cruzamentos. Os equipamentos também vão fiscalizar conversões proibidas. As infrações vão ser monitoradas entre 6h e 22h.

A Urbes informou que o desrespeito ao sinal vermelho é uma das infrações mais cometidas pelos motoristas de Sorocaba. A empresa pública foi questionada sobre o número de punições aplicadas entre 2012 e 2018, período anterior de funcionamento dos radares semafóricos, mas não enviou resposta à solicitação até o fechamento desta edição.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera avançar o sinal vermelho como uma infração gravíssima, que acarreta a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47.

Parar sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal é uma infração média, que resulta na perda de quatro pontos e multa de R$ 130,16. As conversões proibidas são infrações graves, que retiram cinco pontos dos motoristas e obrigam o pagamento de R$ 195,23.

A Urbes informou que passar no sinal amarelo não configura infração de trânsito e que os radares semafóricos contam com um tempo de retardo de dois segundos, tolerado para que os veículos ultrapassem após o sinal amarelo. Uma contagem de três segundos também é aplicada para que os condutores parem sobre as faixas de pedestres sem que sejam multados.

Mesmo assim, a Urbes disse não recomendar que os motoristas acelerem os veículos para “aproveitar o amarelo. O sistema possui meios próprios para comprovar que a infração foi no vermelho e não na mudança do sinal luminoso”, informou a empresa pública.

O Cruzeiro do Sul adiantou, em agosto, a volta dos radares semafóricos. Os equipamentos foram instalados pela empresa Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda. O contrato tem valor de R$ 2,7 milhões por dois anos e contempla mais 160 pontos de radares de velocidade. A Urbes afirmou, na ocasião, que a empresa não vai ser remunerada com percentual das multas aplicadas, como ocorre em alguns municípios do país.

Cruzamentos

Doze cruzamentos de Sorocaba voltam a receber os radares. São eles: avenida Dom Aguirre x rua Coronel Cavalheiros; avenida Washington Luiz x avenida Barão de Tatuí; avenida Juvenal de Campos x praça Dom Tadeu Strunck; avenida Edward Fru Fru Marciano da Silva x rua Atanázio Soares; avenida Antônio Carlos Comitre x rua Frederico Júlio; rua Souza Pereira x rua Dr. Álvaro Soares; avenida Dom Aguirre x Rua Pedro Álvares Cabral; avenida Angélica x rua Isaltino Guanabara Rodrigues da Costa; avenida Dr. Afonso Vergueiro x rua Humberto de Campos; avenida Dr. Armando Pannunzio x avenida Américo de Carvalho; avenida Ipanema x rua Adolfo Frederico Schleifer; e avenida Dr. Afonso Vergueiro x rua Miranda Azevedo. (Erick Rodrigues, com informações da Urbes - Trânsito e Transporte)