Medidas de segurança nas escolas da RMS começam a ser efetivadas
À época, as autoridades anunciaram 10 medidas urgentes
O ataque à escola da capital paulista, onde uma professora foi morta, e em Blumenau (SC), que resultou na morte de quatro crianças, acenderam o sinal de alerta nas cidades de todo o País. Medidas de segurança foram adotadas com o objetivo de garantir a segurança da comunidade escolar. Em 11 de abril, uma reunião entre prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) definiu uma série de ações nas unidades de ensino públicas e particulares.
À época, as autoridades anunciaram 10 medidas urgentes: palestras e treinamentos em segurança nas escolas; videomonitoramento nas unidades escolares; formação de um grupo de trabalho com os secretários de Segurança e Educação em parceria com as Guardas Civis Municipais, a Polícia Militar e a Polícia Civil; contratação de vigias nas escolas; instalação de detectores de metal nas entradas e saídas das escolas; realização de rondas ostensivas; instalação do botão do pânico nas escolas; monitoramento das redes sociais; formalização de projetos de lei que regulamentem as ações; e campanha para divulgar o Disque-Denúncia (181).
Quase três meses após o anúncio, as medidas começaram a ser implantadas em Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba da Serra. Algumas ações já eram adotadas antes mesmo dos ataques ocorridos. Em 4 de março, a Secretaria da Educação (Sedu) de Sorocaba anunciou a contratação de mais 400 vigias, totalizando 630 profissionais, que atuam 24 horas por dia.
Em 17 de abril, a Prefeitura anunciou a criação do Comitê de Crise de Relações Interpessoais e Combate à Violência Escolar, com o intuito de coordenar os cuidados preventivos. O comitê disponibilizou uma cartilha virtual intitulada “Pais e Filhos 10 dicas para fortalecer essa relação” com orientações de profissionais da saúde.
A cartilha traz abordagens atuais, como a observação de uso excessivo de aparelhos eletrônicos, como tablets e celulares. O material também recomenda os pais e responsáveis a colaborarem na organização das mochilas escolares das crianças. A Sedu destaca a realização de reuniões intersetoriais, inclusive com a participação do Conselho Tutelar, e o reforço, ainda maior, nas rondas escolares. Porém, duas medidas anunciadas não foram concluídas em Sorocaba: o videomonitoramento nas unidades de ensino e a implantação dos detectores de metais.
Araçoiaba e Votorantim
Araçoiaba da Serra adotou o sistema de videomonitoramento nas unidades de ensino. O sistema inteligente foi implantado em todas as escolas. Elas são monitoradas de forma permanente, por meio da Central da Guarda Civil Municipal. Os gestores das escolas têm acesso às imagens. Além disso, foi determinada a realização de rondas ostensivas pela Guarda Civil Municipal e também pela Polícia Militar, através da Operação Delegada. Também são realizadas visitas surpresas das forças de segurança nas escolas. Em parceria com a Polícia Civil, é realizado um trabalho de inteligência e monitoramento de redes sociais.
A Prefeitura de Votorantim informa que realiza a segurança nas unidades de ensino, em conjunto com a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. Votorantim conta com mais de mil pontos de videomonitoramento, inclusive nas unidades educacionais. (Da Redação)