Casos de dengue caem pela quinta semana consecutiva em Votorantim
Foram registradas 13 notificações positivas entre os dias 28 de maio e 3 de junho, a menor desde a segunda quinzena de janeiro
Votorantim registrou pela quinta semana consecutiva uma queda nos casos confirmados de dengue. Os dados mais recentes da Secretaria de Saúde (Sesa) apontam 13 notificações positivas entre os dias 28 de maio e 3 de junho, a menor desde a segunda quinzena de janeiro.
A diminuição constante dos casos foi registrada a partir da 17ª semana epidemiológica. Foram 239 casos entre 23 e 29 de abril. Nas semanas seguintes, os números foram para 171, 125, 101 e 65, até chegar aos 13 casos confirmados relacionados à 22ª semana.
Segundo a administração pública, a queda nos números tem relação com o trabalho intenso de combate ao mosquito feito pela Prefeitura de Votorantim. A Sesa realiza diversas ações para a eliminação de água parada e conscientização da população.
A pasta informou também que agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde realizam ações de bloqueio, com vistoria em imóveis. Os profissionais fazem, ainda, a nebulização, caso haja uma concentração de casos recentes em uma determinada área. Durante esses trabalhos, um carro de som avisa a população sobre os cuidados contra a dengue.
Neste ano, a Sesa já realizou três mutirões contra a dengue. Foram retiradas mais de 20 toneladas de entulhos das ruas e áreas públicas com o auxílio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp).
Apesar da queda dos casos confirmados, a Sesa ressalta que a larva do mosquito da dengue é resistente ao frio. A baixa temperatura não impede que o Aedes aegytpi transmita a doença. Portanto, a população deve fazer a sua parte seguindo algumas medidas, entre elas, manter o imóvel sempre limpo. Apesar do tempo mais seco característico do outono e inverno, os ovos do mosquito podem permanecer em recipientes sem a presença de água.
A Sesa orienta não deixar água acumulada em vasos de plantas. Também é preciso virar as garrafas abertas com a boca para baixo, fechar o saco de lixo e deixar a embalagem fora do alcance de animais, limpar calhas e manter a caixa d’água bem fechada. (Da Redação com informações da Secom)