Missa junina é celebrada em Votorantim

Celebração foi presidida pelo arcebispo Dom Júlio Akamine. Na sequência, público assistiu o Evangelizashow

Por Thaís Marcolino

Evangelizashow foi conduzido pelos padres Paulo Gonzales, Isac, Miguel e o frei Rozantimo, todos da Arquidiocese de Sorocaba

 

Uma celebração religiosa marcou a abertura do palco principal na última semana da Festa Junina de Votorantim, ontem (15) à noite. A missa, presidida por Dom Júlio Akamine, arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba -- composta por 12 cidades --, foi realizada dentro do contexto junino, relatando, também, a contemplação à glória do Senhor e do Evangelho de Deus, além da consagração da hóstia.

“É uma festa bastante conhecida e há também no âmbito dela um momento de espiritualidade, evangelização e celebração eucarística. Na missa refletimos sobre a necessidade da conversão pra gente não se perder e que contemplamos a glória do Senhor. E no evangelho também aprendemos como fazer isso, que é amor a Deus e ao próximo como fomos ensinados”, disse o arcebispo.

A aposentada Maria Aparecida Pantarotti, acompanhada do marido Francisco e da amiga Maria Helena, gostou da celebração. “É muito bom para relembrar o real motivo da festa, que são os santos. Sempre que tem, a gente vem prestigiar. Também somos bem ativos nas atividades da igreja. É ótimo”, comentou.

No fim da celebração, o público participou do “Evangelizashow”, conduzido pelos padres Paulo Gonzales, Isac, Miguel e o frei Rozantimo (todos pertencentes à arquidiocese sorocabana). “Não são músicas necessariamente litúrgicas, como as que são cantadas na missa, mas são músicas que elevam o espírito até Deus, que têm o objetivo de também ser uma oração. Como disse Santo Agostinho ‘quem canta reza duas vezes’, disse Dom Júlio Akamine.

Hora do silêncio e da inclusão

A hora do silêncio e da inclusão, iniciativas destinadas às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), será realizada hoje (16), das 18h às 20h. Na iniciativa inclusiva, o som do parque de diversões é desligado para que os portadores do TEA possam se divertir tranquilamente. Para tanto, os responsáveis devem apresentar um documento comprobatório na entrada da festa. Nestas ações, todos os visitantes terão direito a um acompanhante, também com entrada gratuita.

A festa

Com diversas atrações na praça de eventos Lecy de Campos, em Votorantim, a festa teve início no dia 24 de maio e termina domingo (18). Um dos locais preferidos do público é a área gastrônimica com comidas típicas, além das 20 opções de brinquedos e os shows de artistas nacionais.

De Salto de Pirapora e frequentando a festa pela primeira vez, o casal Elisangela e Ricardo Oliveira, gostaram bastante e a data de retorno já está marcada: sábado, no show da cantora sertaneja Ana Castela. “É tudo muito bom, chegamos cedo e rodamos por tudo praticamente e adoramos. Nos próximos anos já temos um passeio garantido, voltaremos com certeza”, disse Ricardo. Além da sertaneja, hoje se apresenta a dupla Jorge e Mateus e no domingo o encerramento é com Gustavo Mioto.

O recinto da festa abre hoje às 18h, excepcionalmente, para atender a Hora da Inclusão. No sábado e domingo os portões abrem às 13h. A praça de eventos fica na avenida 31 de Março, no centro de Votorantim. (Thaís Marcolino)