São Roque ganhará duas atrações turísticas
Um complexo abrigará um museu de carros antigos e outras atrações. Cidade também terá um castelo medieval
Até o fim de 2023, São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), irá ganhar dois novos empreendimentos voltados para o turismo. O município, que já tem tradição turística e recebe muitos visitantes por conta do conhecido Roteiro do Vinho, terá um museu de carros antigos e um castelo medieval, inspirado no século XI. Os empreendimentos já estão em obras e a previsão é que sejam inaugurados no segundo semestre.
O Dream Old Car Museum está em construção desde abril de 2022 na Estrada do Vinho. No local, além do museu de carros clássicos e antigos, com diversos exemplares de colecionadores, terá outras atrações como um parque de diversões, praça de alimentação, restaurantes, minishopping (com 24 lojas), salão de festas, pista de kart oficial, espaço pet, entre outros. Segundo a empresa responsável pelo empreendimento, M3M, o museu foi idealizado por um empresário de Ibiúna, que possui cerca de 40 carros antigos e que sempre participa de encontros com demais colecionadores.
O empresário decidiu criar o próprio museu de carros antigos para abrigar seus veículos e os de diversos colecionadores. De sua coleção, ele levará raridades como uma Lamborguini Diablo ano 1991, um Cadillac ano 1959, uma Ferrari Testarossa ano 1987, um Superbird de 1970, um Tatraplan de 1950, e um clássico Buick de 1929, além de outros veículos.
Conforme a empresa, além dos carros antigos, o museu ainda terá espaço cultural para contar um pouco sobre a história do automóvel, e de bicicletas e motocicletas, além de gastronomia e diversão e lazer para todas as idades. A previsão é que o Dream Old Car Museum, que está em construção em um terreno de quase 80 mil metros quadrados, seja oficialmente inaugurado em dezembro. Uma pré-inauguração está programada para ocorrer em outubro deste ano.
Castelo medieval
Também em São Roque, está em fase final de construção um castelo medieval inspirado no século XI que irá levar aos visitantes uma imersão para que as pessoas se sintam vivendo como na Idade Média. O empreendimento foi idealizado pelo casal de empreendedores José Eduardo Pereira e Magali Pereira Dias e está localizado na Estrada do Morro do Saboó, em uma área total de 70 mil metros quadrados. O castelo tem quatro mil metros quadrados de área construída. A previsão de inauguração é novembro deste ano.
José Eduardo Pereira conta que o sonho de construir um castelo inspirado na Idade Média surgiu com seu avô, que lhe contava histórias. “Eu e minha irmã crescemos ouvindo do meu avô, que morava na cidade de Ourém, em Portugal, histórias sobre um castelo antigo que havia perto de onde ele morava. Então, construir o castelo é a realização desse sonho e queremos que as pessoas tenham uma experiência de uma imersão dentro de um castelo da Idade Média. Todos os detalhes estão sendo feitos para isso, com atores, artistas e toda a construção baseada em um castelo medieval de verdade”, disse.
De acordo com o casal, o castelo terá mais de 15 espaços temáticos como terraço, calabouço, taverna, museu (com artefatos medievais), adega, quartos da família real, sala da távola redonda, torres, salas dos cavaleiros, salão do banquete, arena para jogos e batalhas, entre outros.
“A ideia é que os visitantes passem cerca de seis horas no castelo e possam viver uma verdadeira imersão medieval como era na Idade Média. Então, serão cerca de 300 a 350 pessoas por dia, já previamente agendadas, que viverão essa experiência dentro do castelo”, disse José Eduardo. Chamado de “O Castelo”, a previsão de inauguração é até o fim deste ano. (Da Redação)