Menor cidade da Região Metropolitana, Jumirim tem 3.059 pessoas
Revitalizada pela atual gestão, a praça Central é um dos cartões-postais e principal ponto de encontro da população
Entre os 27 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), Jumirim possui a menor população, segundo dados do Censo 2022, cujos primeiros resultados foram divulgados pelo IBGE no final do mês passado. Conforme os dados, o município passou de 2.798 habitantes em 2010 para 3.059 em 2022, com taxa anual de crescimento de 0,75%. Já em relação ao número de domicílios, o aumento foi maior: 1,50%. Passou de 1.168 em 2010 para 1.397 no ano passado.
Localizado às margens da rodovia Marechal Rondon (SP-300), Jumirim faz divisa com os municípios de Tietê, Cerquilho e Laranjal Paulista. Sua economia está voltada, principalmente, ao agronegócio. Segundo a Secretaria da Agricultura de Jumirim, a pasta municipal atende uma média de 100 produtores rurais por mês.
A Prefeitura de Jumirim comenta que praticamente todos os moradores se conhecem. Há somente uma Delegacia de Polícia e uma unidade da Polícia Militar na cidade. Revitalizada pela atual gestão municipal, a Praça Central -- Nossa Senhora Aparecida -- é um dos cartões-postais e principal ponto de encontro da população.
Com 28 anos completados no último mês de maio, Jumirim possuía 2.454 eleitores até junho deste ano, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A Câmara Municipal é constituída por nove vereadores.
Questionada a respeito do Censo 2022, a Prefeitura de Jumirim informa que a avaliação dos dados divulgados até o momento é “regular”. A atual gestão informa que, apesar do município ter cerca de 3 mil habitantes, o Censo levou de dois a três meses para ser realizado. A explicação, segundo a administração municipal, é que os moradores não eram encontrados em suas casas, pois estavam trabalhando. Além disso, alguns não quiseram responder à pesquisa.
De acordo com informações da Prefeitura, Jumirim possui cerca de 685 casas, 35 ruas, dois mercados, nove igrejas (entre católicas e evangélicas), uma escola estadual, uma municipal e duas creches.
Ainda de acordo com os dados do Censo 2022, o crescimento populacional em Jumirim foi maior no período de 2000 a 2010, quando o município passou de 2.196 habitantes para 2.798, ou seja, mais 602 pessoas. O crescimento na primeira década do século 21 foi mais do que o dobro do registrado no último período. De 2010 a 2022, Jumirim ganhou somente 261 habitantes.
“Cidade pacata”
Como o menor município da RMS em número de habitantes, é natural que Jumirim seja considerada uma cidade pacata, com poucas ocorrências policiais, por exemplo. Segundo dados de Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), em 2022, no total, o município teve 22 inquéritos policiais instaurados e apenas 17 ocorrências de furto. No ano passado não houve nenhum homicídio registrado.
Típico em uma cidade pequena do interior paulista, os moradores de Jumirim participam de torneios de truco e de poker, que movimentam a Praça Central, campeonato de futsal, corridas de rua, motocross e da festa em comemoração do aniversário da cidade. (Ana Claudia Martins)