Copa feminina altera horário de atendimento dos bancos

Decisão está de acordo com resolução de dezembro de 2020 do Conselho Monetário Nacional

Por Luis Felipe Pio

Bancos terão expediente especial em dias de jogos da seleção na Copa

Os jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino tiveram início na quinta-feira (20) e seguem até o dia 20 de agosto. Seguindo a mesma política já adotada durante jogos da Copa do Mundo masculina, algumas agências bancárias e instituições públicas da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) terão seus horários de funcionamento alterados nos dias em que houver jogo da seleção brasileira feminina de futebol.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou ontem (21) que, nos dias em que os jogos do Brasil se iniciarem às 8h (no horário de Brasília), as agências abrirão uma hora mais tarde -- isto significa que o atendimento ao público será das 11h às 17h. Quando os jogos forem realizados mais cedo -- sem impacto, portanto, no horário normal de funcionamento das agências bancárias --, não haverá necessidade de alteração do expediente.

A decisão está de acordo com a Resolução 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que autoriza as instituições financeiras a definir o horário de atendimento ao público em suas dependências. Os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição.

Prefeituras aderem

Também a Prefeitura de Mairinque, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), determinou, por meio do Decreto 7.198/2023, novo horário de expediente nos dias de jogos da seleção feminina. A medida visa “valorizar e prestigiar as mulheres, da mesma forma com que ocorre com o mundial masculino”. Conforme o decreto, o expediente nas repartições públicas, ocorrerá das 12h às 17h, permitindo que os servidores e cidadãos desfrutem da oportunidade de acompanhar as partidas.

Iperó também adotou a medida, por meio da expedição do decreto 2.440/2023. Segundo a administração municipal, o expediente das repartições públicas terá início às 10h30 no dia 24 de julho e às 9h30 nos dias 29 de julho e 2 de agosto. Havendo classificação da seleção brasileira para as fases seguintes, o horário de funcionamento será iniciado uma hora após o término da partida.

As medidas das prefeituras de Iperó e de Mairinque, no entanto, não se aplicam aos setores e unidades municipais que executam serviços essenciais e de interesse público, tendo, assim, seu funcionamento ininterrupto. (Luis Felipe Pio - programa de estágio)