Votorantim faz busca ativa de crianças com vacina atrasada

A primeira ação será feita hoje (12), às 8h30, no Centro Municipal de Ensino Infantil Marguerite Guerra

Por Cruzeiro do Sul

Votorantim foca vacinas atrasadas em crianças

A Prefeitura de Votorantim realiza busca ativa às crianças menores de 3 anos em situação de atraso vacinal. O trabalho será feito em seis centros municipais de educação infantil por profissionais do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Na prática, a criança levará a carteira de vacinação no dia marcado da visita dos profissionais de saúde.

Caso seja identificado algum imunizante em falta, os funcionários da Vigilância Epidemiológica entregarão um aviso direcionado aos pais ou responsáveis para que a dose seja aplicada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

A primeira ação será feita hoje (12), às 8h30, no Centro Municipal de Ensino Infantil Marguerite Guerra, no Rio Acima. Os pais ou responsáveis pelas crianças foram avisados com antecedência levarem a carteira de vacinação. A previsão é verificar o documento vacinal de aproximadamente 600 crianças até o dia 27 de setembro. O projeto visa reforçar a importância da vacina e estimular as famílias a participarem ativamente do processo.

A Vigilância Epidemiológica também pretende obter um maior controle do conhecimento da situação vacinal da comunidade escolar. A ideia é assegurar que a criança estará imunizada e não será fonte de infecção para a transmissão de doenças.

Também hoje, das 16h às 20h, haverá vacinação contra a gripe e a Covid-19 na praça Lecy de Campos, ao lado da tradicional Feira da Lua. (Da Redação)