Prefeitura de Tapiraí exonera secretário

Lucas Figueiredo é suspeito de agredir 4 pessoas

Por Vinicius Camargo

Lucas Lopes Figueiredo

Lucas Lopes Figueiredo foi exonerado do cargo de secretário de Governo da Prefeitura de Tapiraí. A decisão foi publicada no Diário Oficial da cidade do dia 14 de novembro. Ele é suspeito de bater em quatro pessoas, em dois casos diferentes, incluindo um casal de tios. Segundo a Prefeitura, o ex-secretário já estava afastado das funções durante o período de investigação. A municipalidade informou que não há previsão de quem assumirá o posto.
O primeiro caso envolvendo Figueiredo, de 27 anos, ocorreu em 27 setembro de 2023. De acordo com o boletim de ocorrência, na ocasião, ele agrediu um idoso, de 61 anos, e a esposa dele, de 43 anos. O fato aconteceu durante uma discussão por questões de divisão de terras.

O BO informa que as vítimas trabalhavam em seu sítio, no bairro Fazenda Velha, zona rural de Tapiraí, quando o acusado começou a filmá-las e provocá-las em frente ao portão da propriedade. Ele já havia feito isso outras vezes. Em determinado momento, o homem decidiu confrontá-lo, tendo sido agredido com dois golpes no rosto. Quando viu a cena, a mulher correu para tentar apartar a briga, mas também acabou atingida por um soco no lado esquerdo da face.

Durante o episódio de violência, um tio de Figueiredo, de 40 anos, e uma tia, de 31 anos, passaram pelo local e presenciaram a situação. Ambos intervieram e interromperam o confronto. Mais de um mês depois, os dois teriam sofrido uma represália por ter ajudado os vizinhos.

Conforme o registro policial da segunda ocorrência, no último domingo (12), o casal encontrou o sobrinho na casa de parentes, na estrada municipal. O documento cita que sobrinho xingou e desferiu socos no tio. Devido às agressões, o homem e a mulher foram embora do local.

De acordo com o boletim, enquanto seguia para a sua residência, o veículo do casal foi atingido por uma Volkswagen Kombi branca na estrada. Na perua, estavam Figueiredo, o pai e um irmão. Depois, os sobrinhos desceram e aplicaram um “mata-leão” no homem, que perdeu a consciência. Ele ainda recebeu socos no rosto e no corpo, assim como sua esposa levou socos e chutes.

Após ouvir os pedidos de socorro das vítimas, os vizinhos também agredidos pelo rapaz e outro casal saíram para averiguar a situação e conseguiram interromper a briga.

Nos dois episódios, Figueiredo teria, igualmente, ameaçado as vítimas de morte. Os boletins de ocorrência foram registrados na Delegacia de Tapiraí, como lesão corporal e ameaça. A unidade investiga os fatos. Procurado pela reportagem, Lucas Figueiredo informou que não tinha condições de se manifestar, pois perdera um amigo. (Vinicius Camargo)