Ipem-SP encontra erros no peso de produtos para ceias de Natal e Ano Novo
Operação "Pente Fino" avaliou o peso de produtos destinados à ceia de final de ano em supermercados e padarias; multas podem chegar a R$ 1,5 milhão
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo do Estado, realizou, no período de 27 de novembro a 5 de dezembro, a operação "Pente Fino", que avaliou o peso dos produtos destinados à ceia de final de ano, em supermercados e padarias de pequeno, médio e grande porte na capital paulista e em algumas cidades do interior, incluindo Sorocaba.
Foram avaliados aves e carnes típicas das ceias de fim de ano, como peru, chester, codorna, tender, presunto, pernil, lombo, pescados e carnes em geral, além de cereais, pães, panetones, bolos, frutas in natura e secas. Dos 220 produtos que foram verificados, 30 apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem -- o que representa 14% do total.
As cidades em que a operação "Pente Fino" atuou são: Campo Limpo Paulista, Jarinu, Limeira, Rio Claro, São José dos Campos, São Roque, Sorocaba, Sumaré e Taubaté.
As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão. A operação fez parte de um conjunto de ações de intensificação das fiscalizações, com o objetivo de identificar irregularidades em produtos e garantir que o consumidor não seja prejudicado nas compras de final do ano.
Em 2022, durante a mesma operação, foram analisados 607 produtos, dos quais 37 (6%) apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem. (Da redação)