Alunos do Senac Salto criam equipamento de reuso de água acessível à população

Projeto conquistou o 2º lugar da categoria Programas em competição de empreendedorismo e inovação

Por Cruzeiro do Sul

Alunos idealizadores do projeto

Estudantes do Programa de Aprendizagem do Senac Salto desenvolveram um equipamento que promete economizar até seis mil litros de água por mês nas residências saltenses. O Reuzey é um mecanismo que viabiliza o reuso seguro da água utilizada para lavar roupas. O projeto conquistou o 2º lugar da categoria Programas na 16ª edição do Empreenda Senac, importante competição de empreendedorismo promovida pelo Senac São Paulo.

Impactados com o estudo que revela que o Brasil desperdiça quase 40% da água potável, Gabriel dos Santos Danieli, Hugo Miguel Silva Ferreira, Letícia da Silva Santana e Mariana Moreno dos Santos criaram uma solução acessível à população que garante um melhor aproveitamento do recurso hídrico. Trata-se de um filtro com fácil conexão à máquina de lavar.

O aparato mede cerca de 70cm e possui em seu interior uma tela e duas pedras de filtragem, a brita 00 e brita 01. Para garantir que não haverá mau cheiro, há um espaço destinado a alocar, ainda, o sanitizante.

Ao passar pelo equipamento, a água utilizada para lavar roupas é filtrada e, posteriormente, armazenada em um ou mais reservatórios com capacidade a partir de 80l. Seu destino final é na descarga do vaso sanitário ou, a partir de uma torneira instalada no tonel, qualquer uso que o consumidor desejar. O produto também permite guardar água pluvial, potencializando a economia.

Gabriel dos Santos, um dos idealizadores, ressalta que o grande diferencial do Reuzey é a acessibilidade. “Em alguns meses o morador consegue recuperar o dinheiro investido, de R$700, devido à economia na conta de água”, diz.

O equipamento ainda não está disponível para vendas. Letícia da Silva Santana, idealizadora e aluna do Programa de Aprendizagem do Senac Salto afirma sentir que todo esforço foi recompensado. “A principal importância de ter conquistado esse prêmio como jovem aprendiz, foi mostrar aos jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho que esse programa é muito além de ser o primeiro emprego, são muitas experiências, conhecimentos, amizades e oportunidades encontradas pelo caminho”, conclui Letícia. 

Para mais informações, acesse: https://www.sp.senac.br/senac-salto. (Da Redação)