Carro bate em poste de energia em Votorantim

Além do motorista, quatro crianças estavam no veículo; moradores da região pedem providências; segundo a população, acidentes são frequentes na via

Por Cruzeiro do Sul

Excesso de velocidade, descuido com o veículo e imprudência são alguns dos fatores que podem causar acidentes

Atualizada às 10h03

Um carro da marca BMW bateu em um poste de energia na tarde de ontem (17) na avenida Rogério Cassola, em Votorantim. Além do motorista, quatro crianças estavam no veículo. Elas foram encaminhadas com ferimentos leves à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. O condutor do carro preferiu não receber atendimento médico. A informação é de que o motorista teria sido fechado por outro carro. Ao tentar desviar, colidiu no poste. 

Esse é mais um dos diversos acidentes que ocorrem com frequência na Rogério Cassola. Somente no mês de novembro, pelo menos três ocorrências foram registradas no local.

Em 6 de dezembro, o Cruzeiro do Sul publicou uma reportagem com os relatos dos moradores da região. De acordo com a população local, a avenida serve como acesso a vários condomínios e, mesmo havendo placas que indicam o limite de 60 km/h, muitos veículos trafegam em alta velocidade. Com alguns trechos em descida e recapeados recentemente, a via não dispõe de nenhum dispositivo para redução de velocidade. Até agora, não houve mortes no local, mas moradores da região consideram que o excesso de velocidade poderá provocar desastres mais graves.

Na manhã desta segunda-feira (18), moradores da região entraram em contato novamente com a reportagem. Eles pedem providências para que os acidentes parem de ocorrer na via. "É necessário ter fiscalização, caso contrário as leis nunca serão cumpridas. Não precisa ser especialista em trânsito para saber que faltam radares, lombadas, rotatórias e retornos adequados e melhor localizados", informou Carlos Sérgio Camara Saú. 

Sobre o acidente de ontem, a CPFL Piratininga informou que equipes de manutenção foram mobilizadas e concluirão até o final do dia de hoje (18) a substituição do poste atingido pelo veículo. Não há interrupção no fornecimento de energia.

Sobre a reclamação dos moradores, o Cruzeiro do Sul questionou a administração municipal. Em nota, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informou que pretende instalar três dispositivos de redução de velocidade nos pontos mais críticos da avenida. Esse trabalho está previsto para acontecer em janeiro de 2024. O monitoramento da via também será mantido.

Radar não multa

Desde 2008, durante a gestão de Jair Cassola (na época filiado ao PDT), os radares de Votorantim não têm licença para operar, por determinação judicial. Atualmente, os dispositivos instalados na cidade pela Splice, empresa responsável pelo serviço, funcionam em regime de teste e não aplicam multa.

Mesmo que o radar não gere penalidades e sirva só de “fachada”, a Splice afirma que ele contribui para a melhoria do trânsito, pois leva os motoristas a respeitarem os limites de velocidade.

Contudo, além dos radares, existem outros dispositivos, como faixa elevada para pedestres, que podem garantir a segurança dos usuários da via.

“De forma voluntária, todo condutor deveria respeitar os limites de velocidade. Como isso não acontece, temos os equipamentos medidores de velocidade, as ondulações transversais (lombadas) e também outras medidas de moderação de tráfego. Entretanto, todas são medidas pontuais”, disse o advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana Renato Campestrini. “A solução mesmo seria a mudança de comportamento do condutor, respeitando o limite regulamentado, seja em Votorantim, Sorocaba ou em grandes capitais brasileiras”, acrescenta. (Da Redação com Luís Pio - programa de estágio)