Câmara de Votorantim criará nova Comissão de Ética para investigar Thiago Schiming
Anúncio foi feito pelo próprio presidente da Casa; Segundo ele, encontro será convocado pelo vice-presidente após o recesso parlamentar
A Câmara Municipal de Votorantim criará uma nova Comissão de Ética e Decoro Parlamentar para investigar a denúncia de abuso sexual feita pela prefeita Fabíola Alves (PSDB) contra o presidente da Casa, Thiago Schiming (PSDB). O anúncio foi realizado na manhã desta quarta-feira (19) pelo próprio parlamentar durante uma coletiva de imprensa. De acordo com Schiming, o encontro será convocado pelo vice-presidente Cirineu Barbosa (PMN), após o recesso parlamentar.
Na última terça-feira (19), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), concedeu um mandado de segurança para o presidente da Câmara se manter nas suas funções. Antes disso, uma Comissão de Ética havia sido criada por vereadores do município e o grupo pediu o afastamento do parlamentar por 30 dias. O ato foi julgado irregular.
Segundo a Mesa da Câmara, a medida é “ilegal, sem fundação e base jurídica” por ferir o regimento interno, pois a reunião foi solicitada pelo vereador e primeiro secretário, Cesar Silva (PSD) e não pelo vice-presidente, como consta a norma. Com isso, o mandado de segurança foi protocolado e expedido pelo juiz Fabiano Rodrigues Crepaldi. Tal documento expressa que Schiming deverá ausentar-se, apenas, em caso de procedimento ético dele mesmo por uma questão de imparcialidade de julgamento.
Schiming declarou, ainda, que também será convocada uma reunião de Comissão de Ética contra os vereadores José Cláudio Pereira, o Zelão (PT), e Cesar Silva (Cidadania). A investigação será por atos de improbidade administrativa. “A Comissão de Ética, da forma correta, não pode ser convocada por mim, porque eu sou investigado, então, o regimento diz que ela deve ser convocada pelo vice-presidente desta Casa de Leis, o vereador Cirineu, porém, estamos em recesso Legislativo, nesse caso, no ano que vem, o vereador Cirineu convoca e a Comissão de Ética estará funcionando”, declarou o presidente da Câmara.
O Cruzeiro do Sul entrou em contato com os vereadores Cesar Silva e Zelão e aguarda retorno.
Em relação ao parecer do TJSP, o vereador Robson Vasco (PSDB) - presidente da Comissão - disse ao Cruzeiro do Sul que “tudo será analisado” antes de tomar qualquer atitude, como recorrer da decisão.