Justiça autoriza ‘saidinha’ de 3.341 presos na Região de Sorocaba

Eles têm até as 18h do dia 3 de janeiro para retornar às unidades carcerárias

Por Luis Felipe Pio

Da unidade prisional de Capela do Alto 239 presos so semiaberto foram liberados

 

Mais de três mil detentos em regime semiaberto foram liberados na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), na sexta-feira (22), para a chamada “saidinha de Natal”. Em Sorocaba, 589 presos foram soltos. Todos devem retornar aos presídios até as 18h do dia 3 de janeiro.

Das seis cidades da RMS que possuem unidades prisionais, o município que teve o maior número de detentos liberados para a saidinha foi Porto Feliz, com 1.400. Em seguida, está Itapetininga, com 621. Em Capela do Alto, foram 239 liberados. Em Iperó, 396, e na Penitenciária Feminina de Votorantim, 96 detentas foram liberadas.

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que, ao todo, no Estado de São Paulo, o Poder Judiciário autorizou a saída de 34.540 presos. Na RMS foram 3.341.

Em nota, o Tribunal de Justiça (TJSP) disse que a saidinha “é um benefício garantido pela lei de Execução Penal 7.210/84 e cabe apenas para condenados que cumprem pena no regime semiaberto e apresentam boa conduta”.

Além disso, de acordo com a lei, os detentos precisam apresentar os seguintes requisitos: cumprimento mínimo de 1/6 da pena, se o condenado for primário, e 1/4 se reincidente; comprovação de endereço idôneo onde permanecerá durante a saída; e que disponha de meios de locomoção do presídio ao local de permanência. (Luís Pio - programa de estágio)