Itapetininga adota gratuidade nos ônibus do transporte público
Pelo menos seis cidades nas regiões administrativas de Sorocaba e de Itapeva já oferecem o transporte coletivo de graça
Itapetininga, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), é mais uma cidade paulista que irá oferecer ônibus gratuito para toda a população a partir deste sábado (30). Segundo a Prefeitura de Itapetininga, a medida foi possível com planejamento e mudanças na gestão do transporte público no município.
Pelo menos seis cidades nas regiões administrativas (RA) de Sorocaba e de Itapeva já oferecem o transporte coletivo de graça: Cerquilho, Itapeva, Itararé, Tietê, Capão Bonito e agora Itapetininga. Cerquilho, Tietê e Itapetininga fazem parte da RA de Sorocaba e também da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
Até a capital paulista passou a oferecer ônibus gratuito, mas somente aos domingos, desde o último dia 17 de dezembro. Em Sorocaba a medida também é válida desde 1º de janeiro deste ano. Conforme a Urbes, a tarifa a R$ 1 no transporte público é válida aos domingos e feriados a todos os usuários que tenham o “Cartão Social”.
Planejamento
Para o prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, a gratuidade no transporte coletivo foi possível por meio de ações de planejamento. A atual administração municipal assumiu, em junho deste ano, a gestão do transporte público na cidade. A mudança permitiu maior mobilidade, agilidade e flexibilidade nos eventuais ajustes necessários nas linhas de acordo com a demanda, além de oferecer uma frota renovada à população.
“Mostramos que é possível prestar um bom serviço, respeitando os princípios de modicidade tarifária e transparência e chegamos agora à gratuidade do serviço. Isso só pôde ser feito em função de um forte planejamento”, afirma o prefeito.
Desde que iniciou a operação, a prefeitura colocou à disposição uma frota de 22 ônibus e realizou processo seletivo para contratação de 44 motoristas. (Ana Claudia Martins)