Operação Impacto prende 79 mil pessoas em um ano em todo o Estado
Ação da Polícia Militar também apreendeu 156 toneladas de drogas em todo o Estado
A Polícia Militar de São Paulo prendeu 79 mil pessoas e apreendeu 156 toneladas de drogas em 2023, durante a Operação Impacto, que teve diversas fases deflagradas em todo o Estado. Dentre os presos, 26,6 mil eram procurados da Justiça.
A operação foi realizada com o objetivo de ampliar a ação ostensiva para aumentar a sensação de segurança da população e reduzir os indicadores criminais por meio de planejamento estratégico baseado no uso de inteligência policial e geoprocessamento de dados, que permite identificar os pontos com os maiores índices de criminalidade.
A ação também teve desdobramentos em áreas específicas, que apresentaram maiores índices de crimes, sobretudo os contra o patrimônio. No Centro de São Paulo, o policiamento foi ampliado com mais de 120 agentes diariamente nas ruas. Além disso, outras regiões também tiveram reforço em dias específicos, como a Faria Lima e a avenida Paulista.
Como resultado, a operação contribuiu para a queda dos indicadores de roubos em todo o território paulista. Essa modalidade de crime registrou queda geral de 5,8%, e os roubos de veículo, 8,8%.
“Os números da Operação Impacto falam por si só. Logo no começo da nossa gestão colocamos nas ruas essa operação para que os criminosos -- e a população -- soubessem que a polícia estaria presente. E foi assim durante todo o ano. A Polícia Militar abraçou esta operação e respondeu com produtividade exemplar e com um recado claro: a criminalidade não terá descanso enquanto estivermos à frente da Segurança Pública”, destacou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
Outros resultados
Além dos presos e das drogas recolhidas, a ação também retirou das ruas, entre 11 de janeiro de 2023 e 1º de janeiro de 2024, mais de 4,3 mil armas de fogo irregulares, que poderiam estar nas mãos de criminosos.
No mesmo período, a operação vistoriou cerca de 3,7 milhões de veículos nas ruas e estradas paulistas. Destes, 117,3 mil carros e 58,9 mil motos que estavam em situação irregular, colocando a vida de motoristas, passageiros e pedestres em risco, foram apreendidos. (Da Redação)