Chuva causa estragos em São Paulo, mas ‘poupa’ Sorocaba
Apesar de a chuva não ter causado grandes transtornos na Manchester Paulista, a situação foi diferente em outras regiões
Sorocaba recebeu a primeira chuva do ano na tarde desta segunda-feira (8). O céu fechou por volta das 16h, e a precipitação variou entre a tarde e a noite, deixando um acumulado de aproximadamente 8 milímetros, conforme informações do site meteorológico Climatempo.
Apesar de a chuva não ter causado grandes transtornos na Manchester Paulista, a situação foi diferente em Itupeva, na região de Jundiaí. Durante o temporal que atingiu a cidade, um incidente resultou na morte de um homem de 58 anos. Segundo a Defesa Civil, a vítima foi atingida por uma árvore ao chegar em casa.
O homem, acompanhado da esposa e da filha, dirigia-se para casa na Via Adalberto de La Fuente, no bairro Monte Serrat. Ao sair do veículo para abrir o portão, ele foi atingido pela árvore, derrubada pela força do vento.
A perícia foi acionada, enquanto mãe e filha, que estavam no local, receberam atendimento e apresentaram apenas escoriações, conforme informou a Defesa Civil. Além disso, até esta segunda-feira (8), a região enfrentava problemas de falta de energia devido à queda de um poste.
Após um final de semana de sol, a cidade de São Paulo apresentou chuva forte com rajadas de vento na tarde desta segunda-feira (8). Nas redes sociais, moradores da capital paulista relataram a ocorrência de granizo em algumas regiões.
Às 15h25, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura (CGE) colocou toda a cidade em estado de emergência para alagamentos. Conforme balanço divulgado pelo CGE, por volta de 15h30, imagens do radar meteorológico indicavam fortes chuvas principalmente na zona leste.
A Defesa Civil informou que, de acordo com informações do CGE, foram registrados cerca de 180 chamados de queda de árvores até o meio da tarde. Houve ainda identificação de pontos de alagamento na Praça 14 Bis, no centro; em Itaquera e São Miguel Paulista, na zona leste; em Santo Amaro e Vila Mariana, na zona sul.
Ibirapuera
Uma estrutura metálica usada para a manutenção da marquise do Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, caiu durante as chuvas que atingiram a cidade ontem. O acidente deixou quatro pessoas feridas. Todas, segundo o Corpo de Bombeiros, foram levadas para o Hospital Israelita Albert Einstein.
Conforme a Defesa Civil, duas das vítimas foram socorridas pela ambulância do parque. Uma apresentava contusão nos membros superiores e outra com suspeita de fratura na costela. Outra pessoa atingida no acidente teve escoriações, foi atendida pelo Corpo de Bombeiros no local, e também foi socorrida. O estado de saúde da outra vítima não foi informado.
Os bombeiros foram acionados por volta da 15h30, durante a forte chuva. A corporação e a Defesa Civil não informam se a estrutura metálica caiu em decorrência do temporal, que chegou a provocar diversos pontos de alagamentos e cerca de 200 ocorrências de quedas de árvores.
Em nota, a Urbia, concessionária que administra o Parque Ibirapuera, informa que o parque foi fechado para o público às 16h, “após a tempestade com ventos fortíssimos que atingiram a região”. “O evento climático provocou impactos na infraestrutura e derrubou árvores no parque”, disse o comunicado, sem mencionar a queda da estrutura metálica. (Da Redação e Estadão Conteúdo)