IFSP oferta 400 vagas de graduação gratuitas em três cidades da região

Todos os 137 cursos oferecidos em 33 unidades distribuídas pelo Estado são gratuitos

Por Cruzeiro do Sul

Unidade do IFSP em Sorocaba funciona na rua Maria Cinto de Biagi, 130, no Jardim Santa Rosália

Os estudantes que participaram da edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer a uma das 5.520 vagas de graduação oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Todos os 137 cursos oferecidos em 33 unidades distribuídas pelo Estado são gratuitos. As inscrições devem ser realizadas entre 22 e 25 de janeiro.

O IFSP é o Instituto Federal com a maior oferta de vagas de graduação por meio do Sisu em todo o Brasil.

Confira as vagas ofertadas pelos campi Salto, São Roque e Sorocaba.

Pelo Sisu

Nesta edição, 33 unidades do IFSP oferecem vagas por meio do Sisu. São eles: Araraquara, Avaré, Barretos, Barretos - Unidade Agrícola, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano e Votuporanga.

Para participar da seleção, o candidato não poder ter tirado zero na prova de Redação do Enem. As inscrições devem ser realizadas de 22 a 25 de janeiro no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/).

No ato da inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso. Quem não for selecionado em nenhuma das opções ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu.

Fique atento às datas

Inscrição: 22 a 25 de janeiro
Resultado: 30 de janeiro
Matrícula dos selecionados: 1 a 7 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro

Novidade

Com o objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior, o Sisu 2024 observa a nova Lei de Cotas. Assim, todos os candidatos inscritos no sistema serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. (Da Redação)