Temporal causou estragos em outras cidades da região

Por Thaís Marcolino

Estradas de terra na zona rural de Piedade foram bastante danificadas

Os moradores de Votorantim e Piedade, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), também sofreram com as fortes chuvas da noite de sexta-feira (19) e madrugada de sábado (20). Entre as ocorrências registradas estão alagamento, queda de árvores, muros e fiação elétrica, assim como comprometimento do sistema de tratamento de água. Estradas de terra foram bastante danificadas.

Em Piedade, o pluviômetro registrou 150mm de chuva em poucas horas. Cinco residências, nos bairros Beira Rio e dos Leites, foram invadidas pela água. De acordo com a Defesa Civil Estadual, dois muros caíram no Parque da Torre e um no Butuca. Houve, também, a queda de três árvores sobre imóveis. Após vistoria técnica, não foram constatados danos estruturais em nenhuma das edificações. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido.

A Defesa Civil, Bombeiros e Guarda Civil Municipal (GCM) foram mobilizadas durante todo o sábado para sanar os problemas e auxiliar os moradores.

Votorantim

Já em Votorantim, nas últimas 24 horas, houve registro de quatro quedas de muros e de algumas árvores. Postes ficaram comprometidos. Um deslizamento em imóvel particular ocasionou a remoção de uma mulher acamada para a casa de parentes durante a madrugada de sábado (20). A concessionária Águas de Votorantim relatou o comprometimento de galerias e do sistema de tratamento de águas. Na cidade choveu 179mm.

Uma galeria que passa ao lado da praça de eventos Lecy de Campos transbordou por conta do volume de água. Até o fechamento desta edição, não houve registro de outros desabrigados, feridos ou ocorrências graves em vias públicas.

Outras cidades

Segundo apurado pela reportagem do jornal Cruzeiro do Sul, a chuva atingiu toda a RMS, entretanto com intensidades diferentes. Em Salto, por exemplo, houve apenas algumas quedas de árvores. O mesmo ocorreu em São Roque. (Thaís Marcolino)