Vestibular da Univesp oferece mais 1,3 mil vagas na região de Sorocaba
Vagas estão disponíveis em 24 municípios da RMS; inscrições podem ser feitas até o dia 8 de abril
O vestibular 2024 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) oferece 1.323 vagas em 24 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Em todo o Estado de São Paulo, há 23.322 vagas, destinadas a 425 polos, de 371 cidades. As inscrições podem ser feitas até as 21h do dia 8 de abril, pelo site do processo seletivo. O exame, composto de questões objetivos e uma redação, ocorrerá no dia dia 25 de maio, às 13h. Os locais de prova serão divulgados no dia 21 do mesmo mês, a partir das 15h. O início das aulas está previsto para o final de julho. Neste ano, a Univesp ofertou, ainda, 2.610 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.
A universidade oferece nove cursos gratuitos -- letras, matemática e pedagogia (eixo de licenciatura), ciência de dados, dngenharia de computação e tecnologia da informação (eixo de computação), e administração, engenharia de produção e tecnologia em processos gerenciais (eixo de negócios e produção).
Na RMS, há vagas para os polos de Alambari (30), Alumínio (27), Araçariguama (27), Araçoiaba da Serra (27) Boituva (27), Capela do Alto (27), Cerquilho (42), Cesário Lange (27), Iibúna (69), Iperó (27), Itapetininga (135), Itu (96), Mairinque (42), Pilar do Sul (27), Porto Feliz (42), Salto (81), Salto de Pirapora (42), São Miguel Arcanjo (27), São Roque (81), Sarapuí (27), Sorocaba (135), Tatuí (18), Tietê (42) e Votorantim (108).
O custo da inscrição é de R$ 52. Para participar, não há limite de idade e basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder ao questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021, 2022 e 2023, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. Se a nota do 2023 não for divulgada até o dia 8 de abril, não valerá para esse processo seletivo. No vestibular, haverá, ainda, o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas.
Das 15h de 6 de fevereiro até as 21h do dia 16 do mesmo mês, as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção da taxa. No mesmo período, também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a lei estadual 12.782, de 20 de dezembro de 2007, aos candidatos que preencham, cumulativamente, requisitos específicos. São eles: estar regularmente matriculado no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação, e ter remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou encontrar-se desempregado. Os benefícios são concedidos no site do vestibular. No momento da inscrição, basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.
O inscrito poderá obter confirmação do pagamento e a efetivação de sua inscrição no portal do processo seletivo, na "área do candidato", após dois dias úteis, em relação a boleto bancário. Também há outras formas de pagamento relacionadas no site. Para qualquer outra informação ou dúvidas, o participante deve contatar a central de teleatendimento da Fundação FAT, em dias úteis, das 8h às 20h, pelo telefone (11) 3471-6100. Outra opção é o atendimento eletrônico 24h (para enviar uma mensagem, basta acessar a “área do candidato” informar CPF e senha de cadastro, o ícone “ajuda” aparece ao lado direito).
O gabarito oficial será divulgado em 27 de maio, a partir das 15h, no site do vestibular. A publicação oficial do resultado e a primeira chamada ocorrerão em 25 de junho, a partir das 15h.
Cursos
Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas. As tarefas incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores. Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades presenciais, como provas e discussões em grupo. No local, podem ser solicitados, igualmente, serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas. Todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal da Univesp no Youtube. (Da Redação)