Mais de 200 mil estudantes voltam às aulas nas escolas estaduais da região
Alunos foram recebidos com diversas atividades
As férias para os mais de 3,2 milhões de estudantes de toda a rede estadual de ensino terminaram nesta quinta-feira (15). Na região de Sorocaba, 210 mil alunos matriculados em 444 escolas voltaram para as salas de aulas. As unidades de ensino tiveram autonomia para organizar a recepção e os estudantes foram acolhidos com diversas atividades.
Em Sorocaba, na Escola Estadual Professor Arquimínio Marques da Silva, localizada no Jardim Vergueiro, a recepção começou às 8h. Os alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental foram levados ao espaço de jogos e participaram de brincadeiras. A dinâmica se estendeu para a sala de sala, onde todos puderam se apresentar e depois assistir a um filme.
Já com os alunos dos anos finais, até o 9º ano, a dinâmica começou com as boas-vindas e apresentação dos docentes, seguido de um alongamento postural.
Júlia Oliveira Guimarães, de 13 anos, participou dos exercícios e aprovou as atividades. Aluna do 9º ano, a estudante estava com saudade da escola. Ela conta que já está com o coração apertado, pois terá que encerrar um ciclo e se despedir da unidade em 2024. “Principalmente pelos professores, vou sentir muita falta. Mas estou com expectativas altas para este ano, espero que eu consiga me esforçar bastante, aprender, passar nas provas e seguir cada vez melhor”.
João Pedro Newman iniciou o ano letivo em clima de festa. O estudante completa hoje 14 anos. Além de comemorar com os amigos, ele pretende se preparar para ingressar em uma escola técnica na cidade. “Espero que este ano seja muito bom. Quero me esforçar bastante para entrar na Etec. Quero fazer curso lá. Vou ver os cursos que têm, tentar fazer um e vou me esforçar para isso”, ressaltou.
Para Cibele Cristina Escudero, professora especialista do currículo em sete escolas da Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba, a recepção dos alunos é um momento importante para a vida do estudante dentro da unidade escolar. “Todas as nossas escolas têm a proposta de realizar o acolhimento. O termo 'acolher' já diz -- é colocar o aluno dentro da escola, fazer com que ele pertença à escola, e sinta-se à vontade no local onde estudará durante todo o ano, principalmente para o primeiro aninho e para os sextos anos, que os alunos passam de um segmento, do ensino fundamental 1 para o 2. Para o 9º ano também é importante, considerando que a escola não tem ensino médio posteriormente, é o ano da despedida, então, eles gostam muito. Eles se sentem pertencentes à escola”, finalizou.
Tour e paintball em São Miguel Arcanjo
Em São Miguel Arcanjo, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), os alunos também foram recebidos de uma maneira diferente. Na Escola Estadual Professora Maria Elisa de Oliveira, as atividades começaram com a recepção dos estudantes pelos alunos acolhedores e apresentação dos docentes da unidade.
Depois, os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental fizeram um tour para a conhecer a escola e, em seguida, teve muita diversão com um jogo de paintball adaptado para o ambiente escolar.
Já os estudantes do Ensino Médio foram incentivados a se apresentarem, interagirem com os colegas e contar sobre suas expectativas para o futuro. A dirigente de ensino de Itapetininga, professora Elizete Ribeiro Ponsi, acompanhou o retorno das aulas na unidade.