Itu e Salto decretam emergência por dengue

Cidades, na região de Sorocaba, reforçam o combate à doença

Por Cruzeiro do Sul

Decretos permitem aquisição mais rápida de insumos

As prefeituras de Itu e Salto decretaram situação de emergência devido ao aumento dos casos de dengue nos municípios. Até ontem (15), Itu tinha 3.622 casos registrados da doença. Nenhuma morte foi confirmada. Em Salto, eram 304 casos, mas com alta significativa registrada nos últimos dias.

Segundo a Prefeitura de Itu, a situação permite o uso emergencial de recursos públicos e reforça a atuação dos agentes de saúde no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses, tais como a chikungunya e a zika.

Tendo como base o Decreto 68.368/24 do Governo do Estado de São Paulo, o decreto municipal determina medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento do número de casos da doença, informa a Prefeitura de Itu. Entre as medidas estão a aquisição de insumos e materiais para o controle vetorial e a assistência à saúde das pessoas acometidas; contratação ou ampliação de serviços relacionados a assistência à saúde dos pacientes acometidos por dengue; contratação temporária de profissionais e execução de horas extras de servidores municipais para atendimento às necessidades apresentadas pela situação de emergência em saúde pública.

A Prefeitura de Salto informa que o decreto permite a ampliação das ações de vigilância epidemiológica para o controle vetorial e monitoramento, de acordo com o cenário epidemiológico. “A Secretaria Municipal da Saúde poderá remanejar a sua equipe para atuar no combate à presença do mosquito transmissor, assim como suspender férias e outros benefícios de descanso neste período, com a finalidade de reforço na equipe de ações contra o Aedes aegypti.” (Da Redação)

 

Salto abre Centro de Atendimento à Dengue

 

Em situação de emergência em saúde, a cidade de Salto terá, a partir de segunda-feira (18), um Centro de Atendimento à Dengue. O município registra 304 casos confirmados. A estrutura funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ao lado da porta do AME Estadual, (rua Europa, 1575 Jardim Celani).

O Centro atenderá casos suspeitos e confirmados de dengue Grupo A (sem sinais de alarme, sem condição especial, sem risco social e sem comorbidades) e Grupo B (dengue sem sinais de alarme, com condição especial, ou com risco social e com comorbidades).

Com o aumento considerável de casos suspeitos e confirmados da doença no município e a necessidade do manejo adequado com o objetivo de evitar complicações, houve a necessidade de implantação do Centro de Atendimento à Dengue.

A ação é da Secretaria Municipal da Saúde com o objetivo de amenizar os impactos do aumento do número de casos da doença na cidade. Segundo a pasta, o Centro de Atendimento terá uma equipe composta por profissionais da enfermagem, medicina e administrativo e desempenhará as mesmas funções que são desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com acolhimento, manejo, notificação, coleta de exames e encaminhamento para acompanhamento na rede.

“Esse apoio não substituirá as UBSs; os pacientes podem e devem ser acompanhados pela sua unidade de referência, bem como serão referenciados para suas unidades para o acompanhamento e manejo conforme fluxo anexo”, conclui Leila Lobo de Oliveira, gestora da Atenção Básica de Saúde em Salto. (Da Redação)