Salto confirma primeira morte por dengue no ano

A cidade tem 2.395 casos confirmados; outros cinco óbitos estão em investigação

Por Thaís Marcolino

Desde o início de janeiro, o Brasil já registrou 920.427 casos prováveis de dengue e 184 mortes pela doença, além de haver 609 óbitos em investigação

Salto confirmou, na tarde desta quarta-feira (22), o primeiro óbito por dengue em 2024. O Cruzeiro do Sul solicitou o perfil da vítima, entretanto, a prefeitura disse que tais "informações não serão fornecidas em cumprimento com a Lei Geral de Proteção de Dados". 

De acordo com o governo saltense, além da morte confirmada, são cinco exames que aguardam o resultado do Instituto Adolfo Lutz. Outras quatro pessoas que faleceram com suspeita da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti tiveram a hipótese descartada. 

Salto acumula, até o momento, 2.395 casos confirmados. De acordo com o Painel de Monitoramento Dengue -- gerenciado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo --, a cidade apresentou, desde o ínicio do ano, seis pessoas com sintomas de alarme para a dengue, enquanto duas tiveram a doença em sua forma mais grave. 

Vacinação 

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem se imunizar contra a dengue na cidade. As vacinas estão sendo administradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 16h30. A do Jardim Donalisio atua com horário diferenciado: das 8h às 12h e das 13h às 15h30. 

Independe do local, é necessário apresentar cartão do SUS, carteira de vacina e documento com foto/CPF, além de um acompanhante responsável pelo menor.