Começa operação para combater incêndios florestais e fabricação ilegal de balões
Cerca de 450 policiais e promotores estão mobilizados em todo o Estado
Uma operação focada na prevenção de incêndios florestais e os impactos na saúde pública está sendo realizada em todo o Estado de São Paulo, pela Polícia Militar Ambiental e Ministério Público. Cerca de 450 policiais de cinco batalhões e promotores de Justiça estão mobilizados para as ações que vão continuar até amanhã (24).
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, a operação está sendo realizada no período de pré-estiagem e inclui a vistoria de propriedades rurais, além da orientação aos proprietários sobre medidas de prevenção, como a manutenção adequada dos aceiros e a correta implementação de planos de prevenção contra incêndios.
As equipes também percorrem trechos de aceiros, margens de rodovias e zonas de unidades de conservação para garantir a proteção das áreas naturais e evitar a propagação de incêndios.
Combate à soltura de balões
A operação também tem o objetivo de combater a fabricação ilegal de balões, que representam riscos à segurança pública e ao meio ambiente.
Os balões podem causar incêndios em áreas residenciais, industriais e florestais, além de representar perigo para a segurança de aeronaves. Fabricar, vender, transportar e soltar balões é crime previsto no artigo 42 da Lei nº 9.605/98. Os envolvidos também podem ser responsabilizados por atentar contra a navegação aérea, conforme o artigo 261 do Código Penal.
A Operação Huracan, cujo nome faz alusão ao deus maia das catástrofes naturais, inclui ações de educação ambiental nas redes sociais para conscientizar a população. (Com informações da SSP)