Itu confirma mais duas mortes por dengue; são 6 no total
O governo ituano contabiliza agora 12.639 casos confirmados e nenhum óbito em investigação
A Prefeitura de Itu confirmou, nesta quinta-feira (6), mais duas mortes por dengue neste ano. Agora são seis vítimas da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo boletim epidemiológico, entre as vítimas está uma mulher, de 59 anos, que faleceu no dia 9 de maio. Ela morava no bairro Potiguara e não tinha comorbidades. Já no dia 12, um homem que residia no bairro São Jorge, faleceu com 81 anos e apresentava doenças pré-existentes.
Até o momento, Itu acumula 12.639 casos confirmados e nenhum óbito em investigação.
Atendimento aos sintomáticos
A SES mantém o Centro de Atendimento Dengue, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Unidade Básica de Saúde – UBS 05, localizada na Rua José Lira Filho, 53, Altos da Vila Nova. Pessoas com 12 anos ou mais que apresentarem os sintomas da doença poderão procurar pelo serviço para testagem, medicação e atendimento de enfermagem e médico.
Além do centro especializado, a população também pode procurar por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Nossa Senhora Aparecida, e no Pronto Atendimento Municipal (PAM), na Vila Martins.
Já as crianças com até 12 anos que apresentarem sintomas da doença devem ser levadas ao Hospital da Criança, que funciona todos os dias.
Apesar dos diversos locais, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também podem ser uma opção para os sintomáticos leves. No município, atualmente, são 16 unidades. A depender dos sintomas, a equipe orienta que o paciente procure o Centro ou Upa.
Sorocaba
Nesta quinta-feira (6), Sorocaba incluiu mais três óbitos em investigação. O levantamento municipal contabiliza agora 18 exames que aguardam o resultado do Instituto Adolfo Lutz.
As mortes suspeitas são de dois homens, com 80 anos e uma idosa, de 88 anos. Os três faleceram com doenças pré-existentes.
Conforme boletim epidemiológico, Sorocaba acumula 30.924 casos confirmados, sendo 30.709 autóctones -- quando a doença é adquirida no município --, 203 importados e 12 indeterminados. São 22 óbitos confirmados.