Tarifa de pedágio pode diminuir em Araçoiaba
A nova concessão da rodovia Raposo Tavares (SP-270), prevista para 2025, deverá reduzir o valor do pedágio em Araçoiaba da Serra. Atualmente, a tarifa é de R$ 5,10 para carros e por eixo de caminhão e ônibus. De acordo com a Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos (SPI), o projeto Rota Sorocaba, a ser implantado pela futura concessionária, prevê a instalação do sistema free-flow (fluxo livre), ou seja, uma cobrança eletrônica em que o motorista não precisa parar na cabine. Dessa forma, no primeiro ano, deverá ocorrer uma redução de 23,5%, diminuindo o valor para R$ 3,90. No segundo ano, a redução será maior, chegando a 50,9%, que resultará em uma tarifa de R$ 2,50.
Ainda segundo a SPI, o pedágio da rodovia Senador José Ermírio de Moraes (SP-75), a Castelinho, em Sorocaba também terá redução no valor da tarifa, devendo passar de
R$ 8,60 para R$ 6,01 (30,1%), no primeiro ano, e R$ 1,87 (78,2%) no segundo. Atualmente, nos trechos citados, não há isenção de pedágio, mas sim, a cobrança eletrônica, com desconto, via Ponto a Ponto por meio de TAG.
Na edição de ontem (11), o Cruzeiro do Sul mostrou a preocupação dos moradores de Araçoiaba da Serra que trabalham em Sorocaba e precisam pagar o pedágio todas as vezes que passam pela Raposo Tavares. Realizando esse trajeto de segunda a sexta-feira duas vezes ao dia, o motorista gasta um pouco mais de R$ 200,00 por mês apenas em pedágio. Para eles, a isenção seria uma boa alternativa. O benefício já existe em outros municípios do interior de São Paulo. Em Boituva, o morador que comprovar que é da cidade não paga a tarifa no pedágio que dá acesso a Sorocaba pela rodovia Castello Branco (SP-280). O mesmo acontece em Indaiatuba. Os moradores que trabalham em Campinas são isentos da tarifa na rodovia Santos Dumont (SP-75).
Em nota, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que as isenções do valor da tarifa se aplicam apenas em praças de pedágio de bloqueio que foram instaladas em acordo entre a concessionária responsável pela gestão do trecho concedido e as respectivas prefeituras. A concessionária CCR ViaOeste, responsável pelo sistema Castello-Raposo, informou, por meio de nota, que essa questão deve ser tratada diretamente com a Artesp. O Cruzeiro do Sul também questionou a Prefeitura de Araçoiaba da Serra, porém não recebeu resposta até o encerramento da reportagem.