Estado retira morte por dengue de Araçoiaba da Serra

O idoso de 80 anos morava e faleceu em Sorocaba e, apenas, deu início aos cuidados da doença na região

Por Thaís Marcolino

Desde o início de janeiro, o Brasil já registrou 920.427 casos prováveis de dengue e 184 mortes pela doença, além de haver 609 óbitos em investigação

A primeira morte por dengue em Araçoiaba da Serra, registrada em maio, foi retirada das estatísticas do Estado. Com isso, a cidade que pertence à região de Sorocaba passa a ter, até o momento, nenhum óbito em decorrência da doença em 2024.

Conforme publicação no dia 8 de maio, a vítima era um idoso de 80 anos que morava em Sorocaba. Em contato com a prefeitura de Araçoiaba da Serra, a Secretaria Municipal de Saúde (SES) informou, nesta terça-feira (2), que o homem foi para a cidade visitar parentes quando apresentou os primeiros sintomas e procurou atendimento na região. Com o agravamento do caso, foi transferido para Sorocaba, onde faleceu no dia 16 de abril.

Ainda segundo a prefeitura, a retirada da morte contabilizada como Araçoiaba da Serra deu-se após a Vigilância Epidemiológica do Estado fazer um cruzamento de dados e observar que o óbito tratava-se de Sorocaba.

A Secretaria Estadual de Saúde, por sua vez, informou ao Cruzeiro do Sul que "apenas os municípios podem inserir e retirar informações do painel da dengue". Ou seja, a falha seria do governo araçoiabano.

Casos

De acordo com o Painel de Monitoramento Dengue, gerenciado pelo Estado, Araçoiaba da Serra totaliza 709 casos confirmados entre 1.206 notificações. Não há nenhuma morte em investigação na cidade.