Presidente Lula entrega ambulâncias para o Samu
A solenidade foi em Salto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou, nesta quinta-feira (4), 280 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em uma cerimônia realizada em Salto. Os veículos foram equipados pela Flash Engenharia, com unidades na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Eles serão enviados para 248 municípios, de 24 estados. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, também participaram do evento.
Nos próximos dias, o governo federal vai disponibilizar mais 25 ambulâncias para a frota do Samu, totalizando 305. Todos os veículos com mais de seis anos de uso serão substituídos. A meta do governo é concluir a troca até 2025, mantendo em operação apenas aqueles com até cinco anos. A renovação se dá com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A entrega de ontem somou R$ 89 bilhões.
Para simbolizar o repasse das unidades de suporte básico às cidades contempladas, Lula entregou chaves aos prefeitos de Avaré (São Paulo), João Silvestre (PTB); de Cruzeiro (SP), Thales Gabriel (PSD); de Xexéu (Pernambuco), Thiago de Miel (PSC), e de São Luiz do Paraitinga (SP), Ana Lucia Bilard Sicherle (PSDB); e de Ibiassucê (Bahia), Nando Cardoso (MDB).
Lula destacou que o Samu precisa ter ambulâncias em boas condições de funcionamento para cumprir o seu papel principal de salvar vidas. Por isso, um dos focos da sua gestão é a universalização dos serviços essenciais na rede pública, a partir de ações como a substituição da frota e da ampliação da cobertura do Samu. “Ninguém pode morrer por falta de assistência. Ninguém pode morrer porque demorou muito para tirar a pessoa que estava ferida em uma estrada. Ninguém pode morrer porque não aparece uma ambulância”, disse. O presidente ainda pediu para os prefeitos cuidarem das ambulâncias. Ele também elogiou o Sistema Único de Saúde (SUS) e a autuação dos profissionais da rede pública, sobretudo, durante a pandemia de Covid-19.
De acordo com Nísia Trindade, até o final de 2024, 1.780 novos veículos serão entregues, modernizando 60% da frota. A ministra também informou que, até 2026, a meta é levar o atendimento do serviço de urgência para todos municípios brasileiros. Já Geraldo Alckmin falou sobre os 700 empregos gerados na Flash com a produção das ambulâncias.
A solenidade foi aberta ao público e participaram cerca de 200 apoiadores de Lula. Antes de discursar, ele conheceu as instalações da empresa e as ambulâncias. Depois do evento, o presidente da República seguiu para Campinas, onde participou da entrega do obras do Bus Rapid Transit (BRT) e do viaduto Bandeirantes. (Vinicius Camargo)