Abastecimento de água é prejudicado após furto de cabos em reservatório de Mairinque
Mais de dez bairros da cidade foram afetados; população deve economizar água
O abastecimento de água foi prejudicado na cidade de Mairinque depois que cabos de energia foram furtados na captação de água bruta do reservatório fiscal -- um braço da represa de Itupararanga, responsável pelo abastecimento de 40% da cidade. O furto aconteceu na madrugada desta terça-feira (16).
Segundo a Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, a empresa atuou com manobras no sistema de distribuição de água e reservatórios, acionando uma segunda bomba para direcionar a água dos 17 poços de distribuição e da captação do Carvalhal para minimizar os impactos nos bairros. De acordo com a Saneaqua, o equipamento mantém o abastecimento da cidade normalizado, porém, a empresa recomenda que a população utilize água de forma consciente e evite desperdícios.
Os bairros afetados são: São José, Três Lagoinhas, Jardim dos Ipês, Jardim Vitória, Jardim Cruzeiro, Reneville, Jardim Waldes, Chácara Flora, Jardim Nova Esperança e Roda da Carroça. Também foram afetadas as regiões do Centro, Sorocabana, Nova Mairinque, Jardim Flora, Cecap, Núcleo Santa Amélia, São Camilo, Arco íris e CDHU.
A empresa destaca ainda que realizou um boletim de ocorrência e que técnicos da concessionária estão trabalhando na reposição dos equipamentos. A previsão é de que o serviço seja concluído até o final desta terça-feira (16).
“Lamentamos que o abastecimento de água do município seja prejudicado por esse tipo de ação, considerada criminosa”, destaca Bruno Gravatá, líder de operações da Saneaqua em Mairinque.
Em casos de informações sobre o furto dos cabos e vandalismo, além de contatar as autoridades competentes, a população também pode entrar em contato com a Saneaqua por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.