Após um ano suspensa, Mairinque inicia reimplantação da Zona Azul

Por Vinicius Camargo

Ainda não foi definida data para início do estacionamento regulamentado

A Zona Azul voltará a funcionar em Mairinque após mais de um ano suspensa. No entanto, ainda não há data para o início da operação. Segundo a Prefeitura, a Dinâmica Parking, vencedora da licitação, realiza os trâmites finais para a reinstalação do sistema de estacionamento rotativo.

De acordo o Executivo, o objetivo da retomada da Zona Azul é melhorar o uso de vagas nas áreas mais movimentadas da cidade, “proporcionando mais comodidade e rotatividade aos motoristas.”

O sistema foi implantado na cidade pela primeira vez em agosto de 2020 e, depois de quase três anos, houve a suspensão em março de 2023. Conforme a Prefeitura, na ocasião, ocorreu uma quebra de contrato por parte da antiga empresa administradora do serviço.

A Zona Azul funcionária de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. A tarifa custará R$ 2 por hora, sendo possível comprar cupom de uma ou duas horas. O valor poderá ser pago em pontos de venda instalados nos comércios locais ou no aplicativo Novo PandaParking. Os endereços dos pontos de venda estão disponíveis no link mairinque.dinamicaparking.com.br. A isenção da taxa continua válida para idosos e pessoas com deficiência.

Ainda segundo a administração municipal, caso o usuário não compre o tíquete ao estacionar, um veículo de fiscalização digital irá fotografar a placa do automóvel e enviar os dados de localização para a central de controle.

Após dez minutos, a fiscalização vai passar novamente e, se o veículo ainda estiver na vaga sem o cartão, será considerado estacionamento irregular. O condutor terá 24 horas para regularizar a situação, com a aquisição do tíquete exclusivamente nos pontos de venda.

Nos próximos dias, a Dinâmica Parking fará uma campanha de conscientização dos motoristas sobre a volta do sistema.