Votorantim define sete candidatos a prefeito

O prazo para partidos e federações realizarem as convenções partidárias terminou ontem (5)

Por Thaís Marcolino

.

Em convenções realizadas entre o final de julho e ontem (5), sete postulantes a prefeito e a vice confirmaram suas candidaturas ao cargo mais alto do Executivo, em Votorantim. São eles: Luciano Silva, Carlos Pivetta, Mauro dos Materiais, Weber Manga, Fabíola Alves, Marcão Papeleiro e Fernando de Oliveira.

O prazo para os partidos e federações realizarem as convenções partidárias terminou ontem (5). Agora, as legendas têm até 15 de agosto para registrar os escolhidos na Justiça Eleitoral. A ordem dos nomes dos candidatos nesta reportagem segue o calendário das convenções, da primeira para a última.

Luciano Silva

Com a campanha “Sim, nós Podemos”, Luciano Silva e o médico Ivan Diaz oficializaram a candidatura para prefeito e vice, respectivamente, no dia 24 de julho. Ambos são filiados pelo Podemos. O partido, que não tem coligação, disputa as cadeiras do plenário com 12 vereadores.

Em seu discurso, no Casarão Fest, Luciano se mostrou otimista e declarou que o partido não tem os caciques da política local, afirmando ser uma nova opção contra a velha política. Ele lembrou também de sua trajetória e falou de suas convicções em relação à decisão tomada de não se unir a outros candidatos.

 

Carlos Pivetta

No dia 27 de julho, o ex-prefeito Carlos Pivetta (PSB) oficializou seu intento de retornar à chefia do Executivo e apresentou seu vice, Eric Romero (PSD). Juntos, formaram a coligação “Eu Escolho Votorantim”, que além dos partidos dos postulados, tem, ainda, o apoio do Progressistas, União Brasil e PDT. O número de vereadores não foi divulgado.

“Eu escolhi Votorantim. Tinha de fazer uma escolha contra a política rasteira, contra a perseguição... Hoje, a limpeza da cidade vira novidade. Está tudo tão largado que quando se faz uma roçagem vira novidade”, disse Pivetta em evento realizado no salão Alpha Eventos.

 

Mauro dos Materiais

Os candidatos a prefeito e vice pelo Partido Liberal (PL), Mauro dos Materiais e Cirineu Barbosa, respectivamente, firmaram a coligação “A Mudança é Agora”, no dia 30 de julho, com os partidos pelos quais são filiados e com o Partido da Mulher Brasileira (PMB). Realizado no Alpha Eventos, a convenção oficializou, também, 24 candidatos a vereadores, sendo 12 do PL e 12 do PMB.

Ao Cruzeiro do Sul, Mauro Paulino Mendes disse que “como todo mundo sabe, eu não sou muito de falar, eu sou de fazer.”

 

Weber Manga

Já no dia 31 de julho, Weber Manga (Republicanos) oficializou sua candidatura à Pefeitura de Votorantim ao lado de Rogério Pecora Neto (Democracia Cristã) como vice.

A convenção intitulada “A mudança começa agora”, realizada no Espaço Q Eventos, contou com o apoio dos partidos dos postulantes e do Mobiliza. As três siglas lançaram, ainda, 36 candidatos ao legislativo votorantinense.

Segundo Weber Manga, “a convenção foi o início de um grande movimento de transformação de nossa cidade e o nosso grupo é a única certeza de uma verdadeira mudança”.

 

Fabíola Alves

A atual prefeita de Votorantim, Fabíola Alves (PSDB), tenta a reeleição ao lado do vice Cesar Silva, do mesmo partido. A convenção, no sábado (3), foi realizada no salão Moinho Velho.

Na ocasião, o partido firmou a coligação “Pra Votorantim eu digo SIM”, que inclui o MDB, PRD + Cidadania que é federado com o PSDB. Juntos, eles entram na disputa eleitoral com 36 candidatos a Câmara de Vereadores.

Ao Cruzeiro do Sul, Fabíola Silva disse que “ao longo desses quatro anos, Votorantim tem se tornado uma cidade cada vez mais independente e autônoma, com a economia fortalecida, obras em todas as regiões da cidade e grandes avanços na oferta de serviços de saúde, educação, entre tantos outros. Esse trabalho tem de continuar, pois sabemos que estamos no caminho certo, buscando o melhor para Votorantim e para os votorantinenses”.

 

Marcão Papeleiro

Os filiados do Partido dos Trabalhadores (PT), Marcão Papeleiro e professor André Stuchi Romera, confirmaram as candidaturas para os cargos de prefeito e vice, respectivamente. O evento, no Alpha Eventos, foi realizado no sábado (3).

O PT não firmou coligação para a disputa eleitoral. “A partir de agora, temos o compromisso de fazer uma campanha limpa, transparente, trazer para Votorantim um plano de governo que fomente o crescimento do município, amplie os investimentos no setor industrial, comercial e no turismo, que tenha um olhar especial para a saúde da população que sofre com a espera por atendimento, e que é obrigada a se deslocar semanalmente para outros municípios para seus tratamentos”, disse Marcão.

 

Fernando de Oliveira

Ontem (5), Fernando de Oliveira (Novo) fez sua convenção no escritório do partido, no bairro Rio Acima. Sua vice será Siléa Benedetti, do Solidariedade. A coligação “Juntos por um novo tempo”, formada pelos partidos dos postulantes ao Executivo, tem, também, o Avante e o Agir. Ao todo, são 36 candidatos a vereadores na coligação.

“Estamos elaborando um plano de governo realizável e que venha de interesse à população de Votorantim baseado em nossa pré-campanha em toda a cidade. Votorantim precisa novamente voltar a se desenvolver com humanidade e competência”, comentou Fernando.