Porto Feliz confirma 1ª morte por dengue
Uma idosa de 94 anos é a primeira vítima da dengue em Porto Feliz no ano. A informação foi confirmada pela Prefeitura ontem (6). Ela tinha doenças preexistentes.
Com a confirmação do óbito, o Instituto Adolfo Lutz não tem mais nenhuma morte suspeita para investigar em Porto Feliz. Em relação aos casos, a cidade pertencente à Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) contabiliza 2.204 positivados entre as mais de sete mil notificações.
De acordo com um levantamento da Secretaria Estadual da Saúde (SES), através de seu Painel de Monitoramento para a doença, de todos os confirmados para a enfermidade, cinco deles foram diagnosticados com dengue com sinais de alarme.
Ainda conforme o Estado, tal classificação ocorre quando o paciente tem os sintomas comuns da doença e apresenta mais dos seguintes sintomas: dor abdominal, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos, hipotensão postural, entre outros.
Já para quem observa choque ou desconforto respiratório, sangramento grave ou comprometimento grave dos órgãos é diagnosticado com a doença em seu estágio mais grave. Por isso, ao perceber qualquer um dos sintomas, é necessário buscar atendimento médico para que o especialista possa orientar o melhor tratamento.
Como evitar
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Outras medidas, como o uso de repelentes e inseticidas podem auxiliar no combate à dengue.