Cinco candidatos concorrem à Prefeitura de Ibiúna

Município tem mais de 61 mil eleitores e conta com cerca de 250 candidatos a vereador

Por Vanessa Ferranti

..

A cidade de Ibiúna, localizada a aproximadamente 50 quilômetros de Sorocaba, tem cinco candidatos a prefeito: Alle Zanatta (Federação Brasil da Esperança: PT, PV e PC do B), Mario Pires (Republicanos), Paulinho Sasaki (PL), Renan Godinho (Podemos) e Tenente Adilson Ribeiro (União Brasil). A informação está disponível no portal de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o órgão, o município, que é uma estância turística na Região Metropolitana de Sorocaba, conta com 61.517 eleitores e tem 258 registros de candidatos a vereador.

A convenção de Alle Zanatta (Federação Brasil da Esperança: PT, PV e PC do B) aconteceu em 27 de julho. O candidato tem 30 anos, é empreendedor e proprietário de um supermercado. O candidato a vice-prefeito pela chapa é Toninho Cachoeira, também do Partido dos Trabalhadores. Com 64 anos, o candidato tem experiência em gestão. A Federação Brasil da Esperança conta com 16 vereadores.

A candidatura de Mario Pires (Republicanos) ao Executivo de Ibiúna foi oficializada em 25 de julho. A convenção também anunciou Antonio Reginaldo Firmino, conhecido como Naldo Firmino, como candidato a vice-prefeito (PRD).

Mario Pires tem 47 anos e cresceu na zona rural da cidade. Na infância, trabalhou como boia-fria, ajudante de olaria e tratador de cavalos. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Itu (Faditu) e começou em 2000 a carreira na advocacia. Em seguida, ocupou o cargo de secretário-geral da 144ª Subseção da OAB/SP. É especialista em Direito Cooperativo, com pós-graduações nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) São Paulo e na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Atualmente, Mario Pires é membro da Comissão Especial de Direito Cooperativo da OAB/SP e integra o Conselho de Prerrogativas da OAB/SP.

O candidato a vice-prefeito, Naldo Firmino (PRD), tem 37 anos e uma longa trajetória de serviço à comunidade religiosa como ministro da palavra e membro ativo do Movimento da Renovação Carismática Católica (RCC) por 25 anos. Atualmente, exerce seu segundo mandato como vereador em Ibiúna e foi presidente da Câmara em 2023.

A coligação “Desenvolve Ibiúna” reúne seis partidos: Republicanos, PRD, PSB, Solidariedade, PRTB e Avante, com 96 candidatos a vereador.

Paulinho Sasaki (PL) é o atual prefeito de Ibiúna e tenta a reeleição. Alexandre Bello (MDB) também continua como vice-candidato ao cargo. Paulo Kenji Sasaki tem 55 anos e trabalhou desde cedo como agricultor. Entre 2001 e 2016, foi eleito para vereador em quatro mandatos. O candidato a vice, Alexandre Bello, tem 54 anos e atualmente é vice-prefeito da cidade. Comerciante, foi vereador por dois mandatos seguidos, entre 2001 e 2008, sendo presidente da Câmara de Ibiúna por três anos: 2003, 2005 e 2006.

A coligação “Experiência e Responsabilidade” tem sete partidos: PDT, MDB, PL, Agir, PSD, PSDB e Cidadania. A equipe do candidato não informou a quantidade de vereadores.

Renan Godinho (Podemos) também está na disputa pela cadeira de prefeito. A convenção foi realizada em 26 de julho. Ao seu lado, como vice-candidato, está Dirceu da Carplex (Podemos). Renan Elias Godinho tem 35 anos. É advogado, corretor de imóveis e tem pós-graduação em Direito Público. De acordo com Renan, ele liderou movimentos, como a ação contra a Sabesp e o aumento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Sua trajetória política começou em 2018, quando disputou as eleições para deputado estadual. Em 2020, foi candidato a prefeito e ficou em segundo lugar.

O vice-candidato Dirceu da Carplex tem 68 anos. Trabalhou no tradicional Sindicato Rural, foi gerente do Banco Safra e desenvolveu sua trajetória na loja Carplex Móveis. No esporte, Dirceu jogou em times profissionais como o Santos, São Bento, Atlético e outros times do município. Dirceu da Carplex também tem experiência em administração e gestão empresarial.

A coligação “Bota Fé na Mudança! Bora Construir a Feliz Cidade” tem dois partidos: Podemos e Mobiliza, com 32 candidatos a vereador.

O Tenente Adilson Ribeiro é o candidato pelo União Brasil. Advogado e professor universitário, o candidato tem 57 anos. Segundo informações de suas redes sociais, também é formado em pedagogia e pós-graduado em Direito Constitucional, Direito e Processo do Trabalho e Preservação da Ordem Pública. O candidato a vice-prefeito é Valdemar Cardoso (União Brasil). A coligação “União por Ibiúna” é formada por dois partidos: DC e União Brasil. O Cruzeiro do Sul não conseguiu contato com a equipe dos candidatos para obter mais detalhes sobre a candidatura.