Prefeitura de Itu busca restabelecer sistema após ataque cibernético

Ataque ocorreu no domingo (11); serviços estão sendo gradualmente recuperados de forma manual

Por Da Redação

Ataque hacher e cibernético deixa sistema inoperante

Moradores de Itu que precisam de algum serviço por parte da prefeitura enfrentam demora desde a semana passada. O governo sofreu um ataque cibernético no domingo (11) e, desde então, o atendimento "está sendo restabelecido de forma manual, sofrendo assim maior lentidão do que o processo digital", informou a Prefeitura de Itu em nota. 

Apesar da lentidão, o governo explicou que o reestabelecimento da maior parte dos serviços só foi possível por conta dos dados do Cartão Cidadão. Não há previsão para a recuperação completa do ciberataque.

Ainda segundo a prefeitura, "o ataque teve como objetivo a destruição total da infraestrutura digital da Prefeitura de Itu". O governo ituano afirmou também "que houve valor de resgate solicitado, apenas um apontamento de que seria em bitcoin e e-mails genéricos de contatos que são padrão para vítimas do faust, mas sem especificar nenhum valor."

Assim que identificado, na noite de domingo (11), a prefeitura comunicou as autoriedades policiais e abriu boletim de ocorrência. O caso está sendo investigado na Delegacia da cidade.

No dia seguinte ao ocorrido o prefeito Guilherme Gazzola (PP) publicou em sua rede social que "todos os sistemas hospedados em servidores internos foram corrompidos pelo vírus ransomware". O chefe do Executivo complementou "o ataque foi realizado diretamente aos servidores de hiperconvergência".

“Estamos iniciando um processo de reconstrução do sistema para que os serviços públicos digitais possam ser recuperados o mais breve possível. Pedimos a compreensão de todos, pois neste momento, os atendimentos serão realizados de forma manual”, finalizou o prefeito em suas publicações.