Boituva tem três candidatos a prefeito

Câmara Municipal conta com 161 concorrentes

Por Vanessa Ferranti

.


O município de Boituva, localizado na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), tem três candidatos a prefeito: Edson Marcusso (PSD), Fabrício Amaro (PL) e Tiago da Flex (MDB). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade contabiliza 46.092 eleitores e conta com 161 candidatos a vereador.

Edson Marcusso (PSD) é o atual prefeito de Boituva e tenta a reeleição. A convenção do partido foi realizada em 20 de julho. Ele é advogado, tem 66 anos e está no quinto mandato como prefeito. Foi servidor na Secretaria Estadual de Habitação e do Centro de Estudos Prefeito Faria Lima (Cepam), além de chefe de gabinete da Prefeitura de Boituva.

O candidato a vice-prefeito é Joelmir Pereira Camargo (Cidadania). Mais conhecido como Uca, ele tem 48 anos e é professor da rede pública municipal. Está em seu quinto mandato como vereador, tendo sido presidente da Mesa Diretora da Câmara em 2021 e 2022.

A coligação “A Esperança que Boituva Confia”, que apoia Marcusso, é formada por nove partidos (PSD, Solidariedade, Podemos, Progressistas, PRD, União Brasil, Republicanos e Federação Cidadania/PSDB) e apresentou 106 candidatos a vereador.

Fabrício Amaro (PL) também quer ocupar a cadeira do Executivo de Boituva. A convenção do partido na cidade foi realizada em 1º de agosto. Arquiteto de 45 anos, ele foi eleito vereador três vezes. Já o candidato a vice-prefeito é Sérgio Lima e Silva (PL), de 44 anos.

A coligação “Pra Mudar é Preciso Coragem. Construindo a Mudança para o Futuro” tem dois partidos — PL e PSB - e lançou 27 candidatos à Câmara Municipal, segundo informações disponíveis no portal de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do TSE. O Cruzeiro do Sul procurou o candidato a prefeito para obter mais detalhes sobre o currículo, mas não teve retorno.

A disputa pela chefia do Executivo em Boituva conta ainda com Tiago da Flex (MDB). A convenção do partido na cidade ocorreu em 31 de julho.

Tiago de Castro Souza tem 40 anos e é vereador de Boituva. Além disso, também é professor de educação física e empresário do ramo de academias.

Com dois mandatos consecutivos como vereador, foi reeleito em 2020. É também bi-campeão mundial de jiu-jitsu e campeão mundial de submission - modalidade de luta.

A candidata a vice-prefeita é a professora Cláudia (MDB), de 57 anos. Empreendedora e servidora pública há 15 anos, ela também atua no esporte há mais de 40 anos.

A coligação “A honestidade que Boituva precisa” é formada pelos partidos MDB e Avante, que lançaram 28 candidatos à Câmara.