Governador ressalta mobilização para combater incêndios no interior do Estado

Ao todo, 46 municípios estão sendo monitorados em alerta máximo para queimadas, entre eles, Alumínio

Por Da Redação

Em entrevista coletiva, o governo destaca a articulação de um plano emergencial para reforçar atendimento a serviços de saúde

O governador Tarcísio de Freitas ressaltou, neste domingo (25), a mobilização de esforços para combater os incêndios no interior do Estado, especialmente na região de Ribeirão Preto, uma das mais atingidas pelo fogo. Pela manhã, ele visitou o município e concedeu uma coletiva de imprensa na Base de Aviação da Polícia Militar, onde foi montado um posto avançado do Estado.

O Executivo explicou que foi criado um plano emergencial para ampliar a capacidade de atendimento das unidades de saúde na região de Ribeirão Preto. “Cada Secretaria Municipal de Saúde está recebendo um link para o teleatendimento com pediatra e pneumologista que estão à disposição o tempo todo”, afirmou.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP-USP), o pacote de ações apresentado aos 26 municípios da região prevê a ampliação dos serviços, com médicos do HC que ficarão disponíveis 24h por dia para orientar as equipes de saúde e encaminhar os casos mais graves para hospitais de referência.

Conforme o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, atualmente, são 21 cidades que enfrentam focos ativos de incêndio. Ao todo, são 46 municípios que estão sendo monitorados e estão em alerta máximo para queimadas, entre elas, Alumínio.

O governador de São Paulo decretou situação de emergência, por 180 dias, nas áreas dos de 45 municípios paulistas em razão das ocorrências de incêndios florestais entre os dias 4 e 24 de agosto. O decreto 68.805/2024 foi publicado na edição de sábado (24) do Diário Oficial do Estado.

Prisões

Durante a coletiva de imprensa, Tarcísio ainda confirmou a prisão de duas pessoas suspeitas de iniciar incêndios no interior de São Paulo. O primeiro foi detido em São José do Rio Preto, no sábado (24), e o segundo, hoje (25), em Batatais.

Segundo o governador, na ocorrência de hoje, o homem foi flagrado pela Polícia Militar enquanto ateava fogo em uma área verde do município. Com ele, também foi apreendido um galão de gasolina, um isqueiro e um celular. O sujeito foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Franca (SP) e deve responder por incêndio criminoso.

Orientações Gerais à População

• Ao avistar um foco de incêndio ou fumaça densa, saia imediatamente da área e busque abrigo seguro. Informe o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199)
• Redobre a atenção ao dirigir.
• Evite atravessar áreas com cortinas de fumaça e fogo. Caso seja inevitável, reduza a velocidade, mantenha os faróis baixos acesos e uma distância segura do veículo à frente.
• Evite se deslocar pelas rodovias e rotas com interdições. Se for necessário, busque rotas alternativas seguras.
• Não solte balões. Balões que usam fogo podem provocar incêndios florestais.
• Evite acender fogueiras, especialmente próximo às matas e florestas.
• Não utilizar o fogo para fazer limpeza de terrenos ou queimar lixo. Faça descarte adequado de seus resíduos.
• Faça queima controlada somente quando permitido e com autorização da Cetesb.
• Em propriedades rurais, construa e mantenha aceiros limpos para evitar a propagação do fogo, principalmente próximo às estradas e rodovias e às áreas florestais.

(Da Redação, com Agência do Estado de São Paulo)