Após 30 anos, cápsula do tempo é desenterrada em Araçoiaba

Por Cruzeiro do Sul

Edição do Cruzeiro noticiava a Copa do Mundo de 1994

O Rotary Club de Araçoiaba da Serra fez a abertura de uma cápsula do tempo. Foi no sábado (24), às 10h, no terreno do clube. Entre os objetos enterrados, estava uma edição do jornal Cruzeiro do Sul.

Os fundadores do Rotary Club de Araçoiaba escolheram alguns objetos para colocar na cápsula do tempo, como a edição nº 26.156, ano 92, do Cruzeiro do Sul, que foi publicada no dia 19 de junho de 1994, um domingo, data em que foi enterrada. O jornal foi a forma simbólica de guardar o dia e os acontecimentos daquele período.

Ademir Andrade, presidente da Fundação Rotária, contou como foi a reação dos fundadores ao desenterrarem a cápsula do tempo: “Os fundadores ficaram muito felizes e surpresos com o que haviam guardado há 30 anos. Depois fomos comemorar com eles no restaurante e pizzaria aqui na cidade”.

Muita coisa mudou

A edição do Cruzeiro do Sul de 1994 abordava a “Aids como principal causa de morte das mulheres”. No entanto, em março de 2024, a Agência Brasil publicou uma matéria considerando as doenças cardiovasculares como a maior causa de morte de mulheres no Brasil e no mundo, superando inclusive o câncer. Entre os fatores de risco são citados o sedentarismo, obesidade, hipertensão e o tabagismo.

Além dessa notícia, a capa de 1994 noticiava a 64ª edição da Copa do Mundo. Em 20 de junho, a seleção brasileira fez a sua estreia contra a Rússia no torneio e venceu por 2 a 0. Esse ano foi marcante para todos os brasileiros, pois o Brasil se tornou tetracampeão mundial. O título contou com grandes ídolos da história do esporte, o goleiro Taffarel, o volante Dunga e o atacante Romário, principais personagens da trajetória brasileira.

Ainda de acordo com Ademir Andrade, o Rotary Club de Araçoiaba da Serra irá enterrar uma nova cápsula do tempo hoje (27), com mensagens e expectativas, que serão abertas daqui a dez anos, em 2034. (Lavínia Carvalho - programa de estágio)