Joelzinho e Marum disputam a Prefeitura de Salto de Pirapora

Por Cruzeiro do Sul

.

 

Salto de Pirapora tem apenas dois candidatos a prefeito nas eleições municipais deste ano: Joelzinho Haddad (Podemos) e Matheus Marum (PSD). Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 31.703 eleitores devem ir às urnas no dia 6 de outubro para escolher quem irá administrar o município no quadriênio 2025/28. Já a disputa à Câmara de Vereadores conta com 123 concorrentes.

Joel David Haddad Filho, mais conhecido como Joelzinho Haddad (Podemos) tem 51 anos, é casado, pai de dois filhos e atua profissionalmente no agronegócio. A convenção que oficializou a candidatura dele foi realizada em 20 de julho. Na vida pública, Joelzinho foi quatro vezes vereador e assumiu a presidência do Legislativo em três oportunidades.

O candidato a vice-prefeito na chapa de Joelzinho é Antônio Marcos Nidealco (Podemos), de 55 anos, casado e pai de três filhos. É vereador em segundo mandato, tendo sido também presidente da Câmara.

A coligação “Participação Popular” que apoia a candidatura do Podemos tem mais dois partidos: MDB e Democracia Cristã (DC), com 26 candidatos a vereador.

Matheus Marum de Campos (PSD) tem 32 anos, é casado, pai de três filhos e formado em direito. A convenção do candidato ocorreu em 27 de julho. O atual prefeito da cidade tenta a reeleição. Marum foi eleito vereador em 2016, tornando-se o mais jovem presidente da Câmara de Salto de Pirapora. Em 2020 foi eleito prefeito com 8.654 votos. Em 2023 foi eleito presidente do Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (Ceriso).

O candidato a vice-prefeito é Claudinei José dos Santos, mais conhecido como Nei Mineiro (União Brasil), de 55 anos, atual vice-prefeito de Salto de Pirapora. Casado, o candidato é servidor público há 22 anos, concursado como serviços gerais, e há 11 anos encarregado do pátio de máquinas e veículos da Prefeitura. Ingressou na política em 2020, quando foi eleito.

A coligação “Juntos por Salto de Pirapora” tem oito partidos e uma federação: PSD, PL, Mobiliza, PP, PRD, Republicanos, União Brasil, Federação PSDB-Cidadania e o PSB, com 87 candidatos a vereador. (V. F.)