Região tem três casos de violência contra crianças em poucos dias

Por Cruzeiro do Sul

Recém-nascido foi encontrado vivo em contêiner de lixo

 

Durante a última semana, três casos de violência contra crianças foram registrados na região, dois em Sorocaba e um em Votorantim. Os três continuam em processo de investigação.

No domingo (15), uma criança de três anos foi abusada e agredida no Jardim Tatiana, em Votorantim. Conforme o boletim de ocorrência, um vizinho, sob influência de drogas, teria tido um surto e agredido a menina com uma enxada, ferindo-a gravemente na cabeça. Após ser levada ao hospital e passar por exames, foram constatados vestígios de abuso sexual. Segundo informações do Conselho Tutelar da cidade, o caso foi encaminhado para a Delegacia da Mulher e está em segredo de Justiça, sendo acompanhado pelo Ministério Público.

 

Cocaína e etanol

Já em Sorocaba, o primeiro caso aconteceu na segunda-feira (13), quando uma criança de um ano e nove meses foi internada após ser diagnosticada com intoxicação por cocaína e etanol. O boletim de ocorrência foi registrado na terça-feira (17).

A mãe, de 19 anos, informou às autoridades que estava em casa com duas amigas quando viu a menina ingerindo um líquido semelhante a querosene. A menina foi levada para a Unidade Pré Hospitalar (UPH), ficou internada por alguns dias, mas depois foi encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Ainda conforme o B.O., o bisavô da criança relatou que os pais da vítima são usuários de drogas e estariam juntos na casa, usando substâncias em companhia da filha.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informa que a mãe da criança está sendo investigada por maus-tratos pelo caso registrado na Delegacia de Defesa da Mulher da cidade, que realiza diligências para esclarecer os fatos. De acordo com o Conselho Tutelar, a criança, que segue internada, ficará aos cuidados de outros membros da família, que podem entrar com o processo de solicitação da guarda permanente da vítima.

Abandonado no lixo

O caso mais recente foi registrado na quarta-feira (18), após um recém-nascido ser encontrado por uma adolescente de 16 anos, num contêiner de lixo, no bairro Lopes de Oliveira. De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta das 15h e levou a bebê até a UPH.

A SSP informa que a criança foi transferida para o Hospital Santa Lucinda. O caso foi registrado como abandono de incapaz e o Conselho Tutelar acionado. A investigação está sendo realizada pelo 8 Distrito Policial de Sorocaba. Ainda não há informações sobre a mãe da criança. “Agora esse bebê será encaminhado para uma Família Acolhedora — família cadastrada em um sistema que oferece acolhimento provisório a crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medidas protetivas —, para então entrar em um processo de adoção”, explica o Conselho. (Da Redação)