Itu é a Capital Nacional do Berço da República
Hoje, a cidade abriga o Museu Republicano Convenção de Itu, cujo acervo, voltado principalmente ao período do início do regime republicano no Brasil, demonstra a importância histórica da cidade
A cidade de Itu, localizada na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) é considerada a Capital Nacional do Berço da República. O título foi concedido oficialmente ao município após a aprovação do Projeto de Lei 932/2024, de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP). O documento foi assinado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em 20 de junho deste ano.
O município tem grande participação no importante acontecimento brasileiro. Em 1873, sediou a primeira Convenção Republicana do Brasil, que debateu a eleição de representantes de um futuro Congresso republicano. Atualmente, abriga o Museu Republicano Convenção de Itu, cujo acervo, voltado principalmente ao período do início do regime, demonstra a relevância histórica da cidade.
Na narrativa do município, aparece também o movimento bandeirista — expedições de bandeirantes que navegavam pelo rio Tietê em busca das minas de ouro de Cuiabá, no Mato Grosso. Outro destaque, no século XIX, é a produção de açúcar e café, o que atraiu imigrantes italianos.
A cidade também participou da Revolução Liberal de 1842. Já o avanço industrial começou em 1869, com a primeira fábrica de tecidos a vapor da província, e ganhou força nos anos 1960 com a rodovia Castello Branco.
Hoje, Itu combina sua rica história com um setor industrial e turístico desenvolvido. A cidade se destaca, ainda, como Estância Turística e atrai visitantes durante todo o ano.
Museu Republicano
O Museu Republicano de Itu é uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil. Além do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, trata também da história de Itu e região, principalmente no século 19, ao destacar artistas ituanos desse período.
O museu centenário foi inaugurado em 18 de abril de 1923, data exata do cinquentenário da Convenção de Itu. O sobrado histórico onde está instalado é o local em que se realizou a convenção.
Atualmente, o museu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. (Da Redação com informações do Museu Republicano)